"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Todas as ações têm as suas obrigações

Livros do Brasil publica Confiança, o segundo romance de Hernán Díaz, vencedor do Prémio Kirkus 2022. Um tratado sobre o poder da ficção, cuja construção narrativa surpreende pelo engenho.

Um livro dentro de um livro dentro de um livro dentro de um livro. Assim é Confiança, a brilhante matriosca literária assinada por Hernán Díaz. De estrutura absolutamente original e intricada, «destaca-se pelo modo como usa múltiplas perspetivas e formas para desafiar os limites daquilo que um romance pode fazer…». «Uma história complexa sobre poder, amor e a natureza da verdade. Confiança é uma verdadeira maravilha literária», frisa ainda o relatório do Prémio Kirkus para Ficção, de que foi o grande vencedor. A tradução é de Francisco Agarez.

O livro já se encontra em pré-venda e estará disponível nas livrarias a 23 de fevereiro de 2023.

Selecionado para o Prémio Booker 2022 e eleito um dos 10 livros do ano para publicações como The New York Times, The Washington Post e TIME – e também na lista das leituras favoritas de Barack Obama em 2022 –, Confiança questiona os valores e as ações de um mundo, o financeiro, onde o engano e a ilusão são uma moeda de troca comum. A história está a ser adaptada a série da HBO, com produção e interpretação da atriz oscarizada Kate Winslet.

Conheça o livro nas palavras do autor: 

 

SOBRE O LIVRO
Confiança
Na Nova Iorque dos ruidosos e efervescentes anos de 1920, todos conhecem os nomes de Benjamin e Helen Rask. Ele, um magnata de Wall Street; ela, a filha de excêntricos aristocratas. Juntos ascenderam ao topo de um mundo de aparente riqueza infinita, mesmo quando os excessos da especulação fazem ruir tudo à sua volta. Mas a que custo se construiu esta fortuna? É este o mistério no centro de Obrigações, um romance lançado em 1937 e lido amplamente pela comunidade nova-iorquina. Contudo, sobre esta história de privilégio e engano existem outras versões. Confiança põe em confronto diferentes narrativas, e questiona, através da perspetiva de uma mulher, a divisão entre factos e ficção. Romance imersivo, brilhante puzzle literário, conduz o leitor por uma busca que se estende ao longo do século, lançando luz sobre a ilusão que por vezes está no centro das relações, sobre a força do capital capaz de distorcer a realidade e a facilidade com que o poder manipula a verdade.

Ver primeiras páginas 

Título: Confiança
Autor: Hernán Díaz
Tradução: Francisco Agarez
Páginas: 388
PVP: 19,99€  

CRÍTICAS

«Intrincado, engenhoso e consistentemente surpreendente… Díaz tem todo o passado literário nas pontas dos dedos.»
The New York Times

«Tudo em Confiança está no seu devido lugar. Como quatro requintados dioramas, Díaz dispôs todas as peças com grande precisão, de modo a abordar duas questões fundamentais: Porque contamos histórias? E a que custo são as histórias contadas? Neste caso, elas giram em torno de finança, poder e identidade… Um tratado notavelmente acessível sobre o poder da ficção. Este romance inquestionavelmente inteligente e sofisticado não só espelha a verdade como nos ajuda a melhor a compreender.»
The Boston Globe

«Com o seu segundo romance apenas, Díaz tornou-se uma voz ambiciosa e significativa.»
The Guardian

«Existe uma inteligência deslumbrante por detrás deste romance que nos desafia a repensar tudo o que sabemos acerca das instituições sobre as quais estão construídas as nossas nações e as narrativas pelas quais as histórias são contadas. Astuto, sofisticado e insistentemente em questionamento, Díaz escreve com segurança, determinado a roubar-nos de todas as certezas.»
Do relatório do Prémio Booker

SOBRE O AUTOR
Hernán Díaz

Nasceu na Argentina, cresceu na Suécia e vive hoje nos Estados Unidos da América. Publicou em 2017 o seu primeiro romance, Ao longe, com o qual venceu o Prémio William Saroyan e foi finalista do Pulitzer e do PEN/Faulkner. Distinguido com o Prémio Whiting para ficção em 2019, Díaz recebeu ainda uma bolsa da New York Public Library’s Cullman Center para académicos e escritores e uma bolsa Guggenheim para ficção. O seu segundo romance, Confiança, venceu o Prémio Kirkus de ficção em 2022, foi selecionado para o Prémio Booker e entrou nas listas dos melhores livros do ano das mais prestigiadas publicações. 
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
91,332,480