"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Transpor o verso livre a outra dimensão

Assírio & Alvim expande coleção Obras de Ruy Belo com a publicação de Toda a Terra. Edição assinala o 90.º aniversário de nascimento do autor.

Toda a Terra pode ser lido como uma síntese magistral do percurso de Ruy Belo na poesia portuguesa: aqui, estão manifestos os seus motivos recorrentes – o sentimento de exílio, o mar, a experiência religiosa – impressos em poemas longos, de grande fôlego, que percorrem uma biografia entre as geografias que organizam tematicamente o livro: «Areias de Portugal» e «Terras de Espanha». Nas palavras de Luís Adriano Carlos, prefaciador deste título: «A meu ver, a característica fundamental do poeta, impressiva no presente livro, é a sua capacidade de dominar a arte e a voz da poesia através de um verso de arte maior, exponencial e magistral, o verso livre que em Portugal atingira o seu auge com Álvaro de Campos e que ele sem dúvida transpõe para outra dimensão.» Dado à estampa em 1976, Toda a Terra é o oitavo dos nove livros de poemas que Ruy Belo publicou em cerca de década e meia, com início em 1961, quando o poeta tinha 28 anos de idade. Trata-se do 13.º título da coleção da Assírio & Alvim que lhe é exclusivamente dedicada. Edição assinala o 90.º aniversário de nascimento do autor, a 27 de fevereiro.

O livro já se encontra em pré-venda e estará disponível nas livrarias a 23 de fevereiro de 2023.

«A força e a energia do verso enquanto voz emotiva de um sujeito que é a materialização de uma historicidade constitui a faceta estética da poesia. Isto significa que a linguagem ganha uma extrema sensibilidade que muitas vezes nos comove, em virtude de a poesia ser o modo como a linguagem aborda os grandes problemas da existência. Ruy Belo distingue-se com esplendor nesse ângulo superior da criação poética, em virtude de a sua linguagem ser surpreendente mesmo quando já nos é familiar.»

[do Prefácio de Luís Adriano Carlos]

SOBRE O LIVRO

Título: Toda a Terra
Autor: Ruy Belo
Prefácio: Luís Adriano Carlos
N.º de Páginas: 240
PVP: 16,65 €
Coleção: Obras de Ruy Belo

Ver primeiras páginas 


SOBRE O AUTOR
Ruy Belo

Nasceu em Rio Maior a 27 de fevereiro de 1933. Licenciou-se em Filologia Românica e Direito pela Universidade de Lisboa, mais tarde doutorando-se em Direito Canónico pela Universidade de S. Tomás de Aquino, em Roma. Lecionou no ensino secundário e foi leitor de português na Universidade de Madrid. Abarcando a crítica irónica da realidade social e a denúncia das diversas problemáticas que equacionam o ser humano, desde a sua vivência espiritual e religiosa até ao envolvimento concreto e existencial, a sua poesia é um dos maiores marcos na literatura portuguesa. Destacam-se os livros Aquele Grande Rio Eufrates (1961), País Possível (1973) ou Toda a Terra (1976). Morreu precocemente, vítima de um edema pulmonar, a 8 de agosto de 1978.
Agenda
Ver mais eventos
Visitas
91,309,397