"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Concurso Internacional de Jazz da UA abre candidaturas em abril

Fazendo jus à sua missão de promover o jazz e trazer a público novos talentos, o Concurso Internacional de Jazz da Universidade de Aveiro (CIJ_UA), nas suas duas edições, já permitiu dar a conhecer o Miguel Valente Quarteto e THEMANUS, lançando-os em respeitados palcos nacionais, como o Guimarães Jazz, “Que Jazz é este?” e Estarrejazz.

A terceira edição deste Concurso, no âmbito do Campus Jazz - Festival de Jazz da UA, aguarda candidaturas de outros novos talentos de 18 de abril a 19 de maio.

O CIJ_UA tem como objetivo promover a criação artística no seio dos ensembles emergentes do panorama jazzístico em Portugal, que não tenham trabalho discográfico editado, e fomentar a sua relação com eventos congéneres que decorrem noutros países. Os ensembles devem ser constituídos por músicos portugueses e/ou músicos estrangeiros.

O concurso prevê a atribuição de três prémios:

- Melhor Ensemble, a que corresponde o valor pecuniário de 1500 euros e um concerto inserido no programa da edição seguinte do Campus Jazz – Festival de Jazz da Universidade de Aveiro; 

- Melhor Composição Original que se traduz num prémio pecuniário de 500 euros;

- Melhor Arranjo Original a que corresponde o valor pecuniário de 500 euros. 

O concurso é constituído por duas fases: prova de pré-seleção – concretizada através do envio de gravações áudio – e apresentação final – através de apresentação pública presencial num palco da UA. 

O júri do concurso é constituído por um docente representante da UA, que presidirá o concurso, dois docentes de instituições de ensino superior em que o jazz tenha expressão curricular e dois músicos de reconhecido mérito na área. 

O calendário do Concurso determina que o prazo de submissão de candidaturas decorre de 18 de abril a 19 de maio, agendando as apresentações finais para os dias 14 e 15 de junho. Os prémios serão entregues a 16 de junho, no último dia do Campus Jazz.

Com o objetivo de promover o jazz e criar oportunidades para novos valores neste género em Portugal, a UA associou-se a outros importantes festivais que vão integrar nas suas programações o ensemble vencedor de cada edição do Concurso Internacional de Jazz da UA. Assim, o vencedor do Concurso vai integrar o cartaz e atuar nos seguintes Festivais:  

- Guimarães Jazz: em parceria com A Oficina - Centro de Artes e Mesteres Tradicionais de Guimarães que é a entidade organizadora e promotora do Guimarães Jazz; 

- Que Jazz é este? - Festival de Jazz de Viseu: parceria dinamizada com a Gira Sol Azul - Associação Para a Promoção da Educação Artística, entidade organizadora e promotora do "Que jazz é este?"; 

- Estarrejazz - Festival de Jazz de Estarreja: parceria dinamizada com a Câmara Municipal de Estarreja, entidade organizadora e promotora deste evento. 

Até à data, o vencedor do CIJ 2021, Miguel Valente Quarteto, atuou, a 24 julho de 2022, no festival “Que jazz é este? Festival de Jazz de Viseu” e, a 7 outubro 2022, no Estarrejazz. 

O vencedor do CIJ 2022, THEMANUS, atuou, a 15 novembro 2022, no Guimarães Jazz, e atuará em Viseu e em Estarreja, em 2023, conforme o protocolo assinado em 2022. 

Mais informações:
Centro de Estudos de Jazz da UA.
E-mail: cijazz@ua.pt. 

O regulamento está disponível para consulta AQUI.
Agenda
Ver mais eventos
Visitas
91,310,262