"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Bernardo Lopes vence Prémio LSF

O realizador é o grande vencedor do Prémio LSF no valor de 125 mil euros.

Universidade Lusófona. Para comemorar a data, a universidade promoveu um concurso de apoio à escrita, desenvolvimento e produção de uma longa-metragem, em articulação com a LSF - Lusófona Filmes e o departamento de Cinema e Artes dos Media.

Entre dezenas de candidaturas, o projeto de ficção “Amanhã Já Não Chove”, de Bernardo Lopes, foi o escolhido pelo júri como o projeto vencedor do concurso. O anúncio foi feito este mês através dos meios de comunicação oficiais da Universidade Lusófona.

Depois de vencer o Prémio Sophia e o Prémio Nico em 2021, Bernardo Lopes angaria agora com este prémio uma verba de 125 mil euros para a produção da sua primeira longa-metragem de ficção. O filme será rodado integralmente em Loulé e a produção está prevista decorrer até ao final deste ano.

Numa entrevista dada em exclusivo à Universidade Lusófona, Lopes refere que “este concurso é fundamental para colmatar as poucas possibilidades de financiamento que os jovens autores têm à sua disposição em Portugal, sendo essa uma das maiores lacunas do panorama cinematográfico português”.

Amanhã Já Não Chove é uma produção Omaja, em associação com a Lusófona Filmes e em co-produção com a produtora brasileira Capuri. 

Sobre Bernardo Lopes:
Fonte: Linkedin

Bernardo Lopes (n. 1994) é realizador, argumentista e produtor na Omaja.

Realizou duas longa-metragens em documentário e quatro curtas-metragens de ficção com prémios e selecções em festivais nacionais e internacionais de prestígio (Prémios Sophia, Indielisboa, Huesca, Vila do Conde, Lisbon & Estoril, Chelsea, Tangier, Orlando, entre outros).

Fundou a produtora cinematográfica Omaja, onde tem vindo a produzir várias longas-metragens, curtas-metragens e videoclipes.

Em 2021, foi distinguido com o Prémio Sophia e Prémio Nico pela Academia Portuguesa de Cinema.

Em 2022, o seu filme Moço (2020) foi premiado pelos César - Academia Francesa de Cinema nos Les Nuits en Or, como um dos trinta melhores filmes do ano.

Neste momento, está em pré-produção da sua primeira longa-metragem Amanhã Já Não Chove e a terminar a série Lugar 54, da RTP, com estreia marcada para este ano.

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
91,309,829