"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Arquivo Municipal de Lisboa celebra o Dia Mundial da Fotografia

O Arquivo Municipal de Lisboa | Fotográfico celebra o Dia Mundial da Fotografia com iniciativas orientadas para crianças, seniores e público em geral.

Eurico Lino do Vale na exposição exposição "do TEATRO ao RETRATO" © Bruno Ferro - Arquivo Municipal de Lisboa

Este programa acontece no dia 19 de agosto, data em que se assinala a invenção da fotografia e a apresentação pública, em França, do primeiro processo fotográfico – o Daguerreótipo. 

As atividades têm início às 10h30 e incluem uma visita à exposição “do TEATRO ao RETRATO” de Eurico Lino do Vale, uma mostra documental sobre a evolução da fotografia de retrato, sessões educativas e ainda o lançamento, às 18h00, do catálogo desta exposição vendido neste dia com 10% de desconto.

Sobre o fotógrafo Eurico Lino do Vale: 

Eurico Lino do Vale (1966) começa a fotografar na década de 1990. Expõe individualmente desde 1999, em Portugal e no estrangeiro. Premiado e amplamente reconhecido, está representado em diversas coleções públicas e privadas, entre muitas outras, na Maison Europeénne de la Photographie, novobanco, Fundação Calouste Gulbenkian, Museu do Caramulo, Banco Central Europeu e Arquivo Municipal de Lisboa. 

O seu percurso fotográfico constrói-se na confluência entre a sensibilidade estética e a técnica fotográfica. Numa visão multifacetada, Eurico Lino do Vale apresenta-nos uma leitura do seu percurso fotográfico dos últimos 30 anos, exibindo uma narrativa alicerçada em posturas e linguagens comummente usadas nas artes cénicas, com especial enfoque para a técnica do retrato e das práticas da representação. 

Exposição “do TEATRO ao RETRATO”:

A exposição do TEATRO ao RETRATO, de Eurico Lino do Vale, reúne obras do acervo do Arquivo Municipal de Lisboa | Fotográfico e uma seleção de fotografias provenientes de várias instituições e coleções particulares.

A mostra inclui provas analógicas de grandes dimensões, provas atuais e duas projeções a partir de séries fotográficas realizadas especificamente para a exposição, que se estende por três salas do Arquivo Municipal de Lisboa | Fotográfico e onde se podem encontrar tipologias como autorretratos, retratos de família e outras imagens “encenadas” de séries nunca apresentadas ao público.

A curadoria de António Pedro Mendes e Sofia Castro pretendeu pontuar momentos da produção fotográfica de Eurico Lino do Vale, que evidenciam uma teatralidade e uma vertente cenográfica constante no seu modus operandi.

Eurico Lino do Vale é um fotógrafo que pensa como um diretor de cena, sendo responsável por todos os aspetos relacionados com a cena que pretende ou tem interesse em fotografar. Envolvido de forma ativa na construção da imagem, atua como um encenador, cria a cenografia preparando o espaço, recorrendo a adereços e figurinos, dispondo os atores e usando um léxico que transforma o estúdio fotográfico num palco.

Esta exposição estará patente ao público, de 19 de agosto a 20 de setembro, na rua da Palma, 246, de segunda-feira a sábado, entre as 10h00 e as 18h00.

 

O catálogo “do TEATRO ao RETRATO”: 

«Quando observo fotografias e concretamente retratos, o que me fascina é o encontro que se estabeleceu entre o retratista e o retratado. Imagino que tipo de encontro foi, e como tudo ter-se-á passado desde o início. A razão do encontro é talvez aquela que mais me interessa. Existem inúmeras razões para ser feito um Retrato. Pode ser o fotógrafo a convidar ou pode também ser uma encomenda. A encomenda pode ser feita diretamente pela pessoa que é fotografada, ou ainda por um terceiro, que gostaria de ter o Retrato de alguém. Acho, que é possível ver-se no Retrato tudo o que precedeu aquele instante, sendo isso que determina o resultado final.»
~ Eurico Lino do Vale

Para além da totalidade de imagens apresentadas nesta exposição, este catálogo reúne ainda um conjunto extra de imagens da autoria do fotógrafo Eurico Lino do Vale, bem como de fotografias do ambiente das salas expositivas do Arquivo Municipal de Lisboa. Inclui textos da autoria de Laurentina Pereira, Diretora Municipal de Cultura da Câmara Municipal de Lisboa, do fotógrafo Eurico Lino do Vale e dos curadores da exposição Sofia Castro e António Pedro Mendes.

 

PROGRAMA:

10:30 - Atividades para público infantil

14:00 - Atividades para público sénior

  • Visita à exposição  do TEATRO ao RETRATO de Eurico Lino do Vale
  • Mostra documental sobre a evolução da fotografia de retrato
  • Retrato encenado

16:30 - Atividades para público em geral

18:00 - Atividades para público em geral

  • Lançamento do catálogo do TEATRO ao RETRATO, com a presença do fotógrafo Eurico Lino do Vale e dos curadores António Pedro Mendes e Sofia Castro

 A entrada é livre mas sujeita a marcação prévia através do e-mail: arquivomunicipal.se@cm-lisboa.pt
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
111,314,024