Notícias
Paul Insect estreia-se em Portugal com exposição inédita na galeria Underdogs
O artista britânico Paul Insect, cujo trabalho é marcado pela crítica social, apresenta uma exposição individual pela primeira vez em Portugal, a 5 de setembro, composta por obras inéditas, na Underdogs, em Lisboa.

.
Conhecido pelo anonimato - pois mantém desde o início o rosto coberto em público - e pelo papel central no desenvolvimento da arte urbana londrina nos anos 2000, Paul Insect tem um percurso que se distingue pelo cruzamento de colagem, simbolismo gráfico e crítica social.
A sua prática artística assenta em composições construídas por camadas, uso diversificado de materiais e técnicas, e uma estética que oscila entre o artesanal e o provocador, recorrendo a técnicas manuais - como o ‘dotwork’ - que remetem para processos de fotocópia e serigrafia, recuperando a estética do cartaz e da reprodutibilidade gráfica.
Em "Broken Vision", Paul Insect apresenta uma nova série que explora fragmentação, ironia e comentário social, através de figuras em composições que remetem para personagens mascaradas, próximas do teatro ou da caricatura, "evocando uma tensão entre humor e inquietação", refere a galeria.
"Olhos e bocas recortados multiplicam-se nas telas, transformando-se em símbolos de um mundo saturado de informação e aparências, ao mesmo tempo que levantam questões sobre vigilância, identidade e representação", descreve.
Com presença em coleções internacionais de relevo e exposições em instituições e galerias de referência, Paul Insect tornou-se conhecido sobretudo após realizar a exposição individual "Bullion" em 2007, na galeria de arte Lazarides, em Londres.
Fonte: LUSA | 21 de agosto de 2025