"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Colóquios, Conferências e Debates

Encontr'Arte com Claudia Fischer Sandra Vieira Jürgens

Uma conversa entre a artista Claudia Fischer e a curadora Sandra Vieira Jürgens, sobre a exposição "Spatien", o processo de trabalho da artista, e o processo criativa relacionado com esta instalação específica, presente na galeria até 21 de dezembro.

17 Nov 2018  |  17h00

Galeria Belo-Galsterer
Rua Castilho 71, RC, Esqº
 
Encontr'Arte é uma conversa em torno da arte, com os seus criadores, a propósito de uma exposição presente no espaço da Galeria Belo-Galsterer.

Este Encontr'Arte de 17 de Novembro é uma conversa entre a artista alemã Claudia Fischer e a crítica e historiadora de arte portuguesa Sandra Vieira Jurgens, também a curadora da próxima Bienal de Fotografia de Vila Franca de Xira (Jan. 2019).

Claudia Fischer estudou Linguística e Literatura Inglesa e Russa na Universidade Friedrich Schiller, em Jena e no Pushkin Institut, em Moscovo; estudou ainda Fotografia no Kent College of Art and Design, Rochester e no Bournemouth College of Art and Design, bem como cursou fotografia e arte dos media na Hochschule für Grafik und Buchkunst - Academy of Visual Arts,
em Leipzig e obtem um Mestrado em Belas Artes da Bauhaus University, Weimar e Brookes University, Oxford.
Algumas das suas principais exposições individuais: “Ausloten“, Galeria Belo-Galsterer, Lisboa (2015); “Anderswo“, Jenaer Kunstverein; e “Verankern“, Mosteiro St Augustine, Gotha (2014); “Kostbare Fracht“ (2012), “Inventur“ (2010), “Heimische Arten“ (2009), todas realizadas na Gallery Loris, Berlim; “Bodenlos“, Gallery Schöning, Frankfurt a. Main (2011); “Expedition“, Galerie Stadtspeicher Jena (2010); e ainda a instalação “Personal Belongings“, na Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa (2007).

Sandra Vieira Jürgens é crítica, historiadora de arte e editora.
Investigadora de pós-doutoramento, bolseira FCT no Instituto de História da Arte (IHA-FCSH, Universidade NOVA de Lisboa), desde 2015. Doutorada pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa (2014). Integrou o programa internacional de Residências de Investigação 2015-2016 do Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía, em Madrid. Actualmente é professora e coordenadora da Pós-Graduação em Curadoria de Arte na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Dirige a revista online Wrong Wrong e a plataforma digital raum: residências artísticas online, projectos da Terceiro Direito - Associação Cultural. Realizou conferências e é autora de várias publicações, livros, ensaios, e de inúmeras entrevistas e textos sobre arte contemporânea em catálogos editados por instituições artísticas nacionais (Fundação Calouste Gulbenkian, Museu de Serralves, Museu do Chiado, CCB/Museu Berardo, Culturgest, Casa das Histórias Paula Rego) e internacionais (Bienal de Veneza, Photo Espanha, MEIAC), e publicações da imprensa especializada.

Em paralelo à exposição "Spatien" de Claudia Fischer, decorre "A Dull Flask" de Pedro Sousa Vieira, uma apresentação de 12 desenhos a carvão recentes, até 21 de dezembro, na Galeria Belo-Galsterer.

Metro: Marquês Pombal - Linha azul e Linha amarela, Rato - Linha amarela).
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
123,050,281