"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Colóquios, Conferências e Debates

Pedro Lamares fala sobre Camões, em Oeiras

Em novembro, o Ciclo de Masterclasses “Camões convida Pessoas” continua a sua viagem pela figura literária e humana de Luís Vaz de Camões. Desta vez com Pedro Lamares, que vai procurar responder à questão Camões foi um poeta para ler em voz alta?

21 Nov 2018  |  21h30

Templo da Poesia - Parque dos Poetas
Rua José de Azambuja Proença, 2780-257 Oeiras
Preço
Entrada livre


A moderação desta Masterclass estará a cargo de Nicolau Santos.  

Uma sessão que também procura responder e refletir sobre a origem da poesia que, como todos sabemos, nasce da oralidade e da palavra dita e não escrita. 

Pedro Lamares é ator e um dos maiores dizedores de poesia do momento, uma das áreas privilegiadas do seu trabalho e, nas suas próprias palavras, faz do ofício de poeta o lugar de reconstrução do mundo

Nasceu em Portimão, mas viveu toda a sua vida no Porto, a cidade do seu coração. Estudou Teatro na Academia Contemporânea do Espetáculo. Tem também formação em Artes Plásticas e Música. Tem um vasto repertório como ator. Na televisão apresenta o programa Literatura Aqui (RTP2), juntamente com a poeta Filipa Leal, premiado na categoria Melhor programa de Entretenimento, pela Sociedade Portuguesa de Autores. Na poesia, dedica-se ainda à escolha de textos e leitura. Trabalha em recitais e ciclos literários, tendo sido leitor regular nas Quintas de LeituraPoesia à MesaCentro Cultural de Belém, entre outros… Participou em vários festivais literários nacionais e internacionais. Dirige espetáculos de teatro, música e poesia. É formador e professor. 

Esta iniciativa insere-se num Ciclo com 11 sessões, de novembro a janeiro, e pretende refletir e questionar sobre as inúmeras dimensões do Luís Vaz de Camões. Sempre a partir de uma interrogação. O objetivo é contribuir para uma melhor leitura e conhecimento da personalidade complexa e multifacetada deste poeta que é um dos maiores da língua portuguesa. 

Próximas sessões: 

Dia 28 de Nov., quarta, 21H30
Camões foi um homem do seu tempo? Por Fernando Pinto do Amaral 

Dia 5 de Dez., quarta, 21H30
Camões foi um poeta rap? Por Gisela Canãmero 

Dia 12 de Dez., quarta, 21H30
Camões foi dramaturgo? Por André Gago 

Dia 9 de Jan., quarta, 21H30
Camões foi aventureiro? Por Miguel Sousa Tavares 

Dia 16 de Jan., quarta, 21H30

Camões foi humanista? Por António Fonseca 

Dia 23 de Jan., quarta, 21H30
Camões foi utópico? Por Afonso Cruz

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
110,669,557