"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Música

Concerto - Circuito Cultural Lusófono

Concerto com os grupo Djumbai Djazz e Espírito Nativo, dia 19 de setembro no Jardim Botto Machado.

19 Set 2015  |  19h00

Jardim Botto Machado
Campo de Santa Clara / Feira da Ladra
Tem lugar a partir das 19h do próximo dia 19 do corrente mês de Setembro no Jardim Botto Machado (ao Campo de Santa Clara) em Lisboa o CONCERTO de encerramento da 1ª fase da etapa portuguesa 2015 do Circuito Cultural lusófono.
O concerto, que tem entrada livre, celebra a diversidade musical do universo lusófono e a sua interação com as referências musicais das diásporas afrolatinoamericanas e é preenchido por atuações dos grupos Djumbai Djazz, da Guiné-Bissau, e Espírito Nativo, lusoafrolatinoamericano, e conta ainda com a presença de alguns convidados de vários países lusófonos.
Liderado pelo compositor e multi-instrumentista Maio Coopé, o grupo Djumbai Djazz é uma das mais sólidas referências da música popular urbana da Guiné-Bissau, com um percurso artístico consolidado de mais de 15 anos. Presença assídua em festivais de músicas do mundo em vários países europeus desde a década de 90, o grupo atuou também já por diversas vezes no Brasil, tendo obtido em todas essas viagens um assinalável êxito. Na sua música cruzam-se as matrizes tradicionais e contemporânea da música guineense, o ritmo contagiante da herança trovadoresca da canção urbana de José Carlos Schwarz, o malogrado e sempre recordado renovador da música popular daquele país africano.
Como eles próprios escrevem, a América Latina foi o mote que juntou os cinco músicos do grupo Espírito Nativo, originários de Portugal, México, Angola e Colômbia, e cujas canções “têm as suas raízes no reportório afro-peruano, cubano, argentino, colombiano, venezuelano, mexicano, andino… mas não só.” Reunindo em torno de uma proposta inovadora e plural um naipe de “músicos multi-instrumentistas de várias nacionalidades”, esta formação “reflete a vivência intercultural das várias Américas hispânicas, de Portugal e de África, tendo como ponto de partida os ritmos da América Latina”. É essa a proposta-base do recente disco de estreia do grupo, intitulado “Terra Mestiça”, a que os seus autores chamam também “un aguacero de esperanzas!”.

O Circuito Cultural Lusófono é um programa que visa promover a divulgação e as trocas culturais entre países e comunidades de Língua portuguesa no mundo. Foi criado em 2009 pela associação portuguesa  ETNIA em colaboração com outras organizações suas parceiras no Brasil e em Cabo Verde, na sequência de várias iniciativas conjuntas já anteriormente realizadas naqueles países.
Graças ao apoio da Junta de Freguesia de São Vicente e à parceria estabelecida com a EPAR e o Centro InterCulturaCidade, o programa traz agora a Lisboa e a Portugal – país onde até ao momento não tem tido expressão significativa – uma proposta inédita de intervenção continuada num território urbano, com atividades diversificadas e uma mais abrangente estratégia de envolvimento da comunidade.
 
+ informações:
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
108,961,564