"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Visitas/Observações

"Achamento" de Marta Bernardes

Exposição patente ao público na MCO Arte Contemporânea, Porto.

3 Out a 27 Out 2015

MCO Arte Contemporânea
Rua Duque de Palmela, 143 - 4000-373 Porto

Marta Bernardes (1983, Porto) é licenciada em Artes Plásticas pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, instituição na que foi docente de Artes Plásticas entre 2010 e 2012. Aprofundou o seu estudo em artes visuais e multimédia na ESNBA de Paris e mestrou-se em 2008 em Psicoanálisis y Filosofía de la Cultura pela Facultad de Filosofía de la Universidad Complutense de Madrid. Nesta mesma instituição desenvolve actualmente um trabalho de doutoramento na área da Filosofía Avanzada. Foi elemento da direcção do serviço educativo do Museo de Arte Abstracto Español, Cuenca - España e membro da coordenação de exposições da Fundación Juan March, Madrid. Desde 2005 apresenta-se regularmente ao público tanto com trabalho plástico e audiovisual como com peças de pendor performativo e musical, tanto a solo como de forma colaborativa e comunitária. De entre muitos outros projectos destacam-se:

"OUROBOROS o el oxímoro orbital de los lenguajes" (2015)  MAS Museo de Arte Moderno y Contemporáneo de Santander y Cantabria, Santander;

"OCIDENTE" - FIAV, Nimes-Tunes, Festival Fottogrammi d'europa - Veneza e Galeria Magda Bellotti - Madrid;

"SONO"(2006) Auditório do Museu de Serralves-Porto;

"DÍPTICO"(2006) Museu de Serralves- Porto,

" SACRIFÍCIO DE VERDADE"(2008)- MCO ARTE CONTEMPORÂNEA e Festival TRAMA;

" ESCALA!"(2009) Co-Produção MUGATXOAN- Fundação de Serralves- La LAboral Gijón; "PhODA" (2009)TCA-Porto e Museo de Bellas Artes de Santander- Espanha;

"RUBRO"(2009) encomenda de EGEAC- Teatro Maria Matos- Lisboa;

“BARAFUNDA” (2014) encomenda de EGEAC- Teatro Maria Matos- Lisboa, FABULOSAS FÀBULAS( 2014)- encomenda Fundação Calouste Gulbenkian;" El puente de la Visión- Aprender a solidão" (2010) encomenda de Museo deBellas Artes de Santander;

"Los límites del cine"(2011) co-produção de Cruce: arte y pensamiento- Círculo de Bellas artes de Madrid e Museo Nacional Reina Sofía-Espanha.

Participa regularmente, como interprete e autora, no projecto poético " Quintas de Leitura", TCA Porto. Tem vindo a desenvolver desde 2006 uma estreita colaboração (como criadora, produtora e como formadora) com vários espaços e colectivos artísticos da cidade do Porto. É o caso de "O Senhorio"- onde desenvolveu trabalho editorial, musical e plástico; Colectivo Arco da velha - com o qual criou e realizou o projecto de intervenção no espaço - tempo públicos “Regime de 1/2 Pensão: Residências para artistas em mesas de cafés" ,associação Saco Azul e Maus Hábitos com os quais colabora ainda actualmente na área da programação ( ex. "Tômbola Show: comissariado de artes performativas" " ENCAJE:ONOFF” -Guimarães-Capital Europeia da cultura 2012) e da pedagogia crítica e colaborativa ("Lápis: tecnologia de ponta"; "Ágora: escola da tentativa"; "Avesso: escola do comissariado das imagens emancipadas" e"Síncope: experiência teatral com a comunidade"-em colaboração e co- produção com 2.0 Manobras no Porto).

Editou " Arquivo de nuvens " ( Cadernos do Campo Alegre, 2007) , "Ulises" (na colecção Rato da Europa, dirigida por António Preto para a Pé de Mosca.) e “Claviculária” ( Douda Correria,2014) a inocência das facas ( editora Tcharan, 2015) e “Achamento” ( do lado esquerdo editores 2015)

É guionista do filme “Bibliografia” de João Manso e Miguel Manso, estreado no Festival Indie de Lisboa em 2013 e seleccionado para o “ Portuguese Waves” no Torino Film Festival. Neste momento co-realiza um filme de animação com Júlio Vanzeler na sequência da atribuição de um fundo do ICA - Portugal

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "O PROCESSO DO CÃO"

Depois de ter emocionado o Festival de Cannes onde conquistou a Palm Dog, "O Processo do Cão", comédia original, escrita, realizada e protagonizada por Laetitia Dosch, estreia a 10 de julho nas salas de cinema. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
109,262,719