"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Exposições2

Convidados de verão :: Joalharia Contemporânea em Portugal

A joalharia contemporânea em Portugal é o tema desta edição dos Convidados de Verão, em que a curadora Cristina Filipe estabelece relações entre joias criadas em Portugal e obras do Museu Gulbenkian.

Sem título, 2018, Pedro Sequeira (1976). Colar. Micas plásticas de arquivo, fio de couro e latão. Coleção Liesbeth den Besten. Fotografia do artista

19 Jul a 16 Set 2019

Fundação Calouste Gulbenkian - Coleção Moderna
R. Dr. Nicolau Bettencourt, Lisboa


A edição de 2019 da iniciativa Convidados de Verão tem como tema a joalharia contemporânea em Portugal. A partir da pesquisa da curadora Cristina Filipe, também ela artista e investigadora,são estabelecidas relações entre joias contemporâneas e obras do Museu Gulbenkian.

A mostra segue a linha cronológica da exposição permanente da Coleção Moderna, apresentando joias realizadas entre 1958 e 2018 por artistas representados na Coleção como Jorge Vieira, José Aurélio, Maria José Oliveira, Vítor Pomar ou Pedro Cabrita Reis. São também criadas ligações cronológicas, simbólicas, formais e conceptuais entre peças da Coleção Moderna e obras de joalharia.

Estão ainda presentes artistas como Alberto Gordillo, Kukas, Tereza Seabra ou Alexandra de Serpa Pimentel, entre outros, que iniciaram uma mudança na joalharia em Portugal desde a década de 1960. Esta transformação, paralela à que se verificou nas artes plásticas, demarcou a joalharia do campo das artes decorativas e aplicadas no qual esteve integrada ao longo da história da arte.

Esta iniciativa estende-se à Coleção do Fundador, onde trabalhos de artistas joalheiros contemporâneos dialogam com as obras de René Lalique. A par, surge a primeira publicação sobre joalharia contemporânea em Portugal, da autoria da curadora distinguida com o Susan Beech Mid-Career Artist Grant do Art Jewelry Forum.

Este é o terceiro momento da iniciativa Convidados de Verão, que tem como objetivo propor novas leituras das exposições permanentes do Museu Gulbenkian. Na edição de 2016, vários artistas contemporâneos dialogaram com a Coleção do Fundador. Em 2018, o cineasta Joaquim Sapinho apresentou um percurso na Coleção Moderna com obras e objetos pessoais de Calouste Gulbenkian.

Curadoria: Cristina Filipe

Horário: 10:00 – 18:00
Encerra à terça-feira

Programação Complementar
Visitas - Outros eventos

À conversa com a curadora Cristina Filipe
Sábado, 20 julho, 15:00
Saber mais

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
107,479,841