Sob o tema “Imaginário Popular – Curas e Curandeiras”, a edição de 2015 irá explorar as lendas e tradições associadas ao património imaterial de Arruda dos Vinhos, nomeadamente a história da Bruxa d’Arruda e toda a mística associada aos poderes das ervas medicinais.
O Mercado Oitocentista contará com dezenas de participantes entre agricultores, artesãos, artífices, mercadores, místicos e taberneiros, a que se associarão outros tantos figurantes, devidamente trajados, pretendendo recriar o ambiente de um mercado de rua da época Oitocentista.
Durante o Mercado Oitocentista decorrerão também dois grande momentos de recriação histórica: recriação de adiafa da vida no campo (6 jun, sábado, 20h, com a participação do Rancho Folclórico Podas e Vindimas) e recriação de socorro a incêndio (7 jun, dom, 15h, pelos Bombeiros Voluntários de Arruda dos Vinhos).
Do vasto programa de animação permanente destacam-se teatros de rua, teatro de robertos, carrossel artesanal para crianças, representação de artes e ofícios (carpintaria, ferrei e tanoaria), espaço dos sabores para degustação dos sabores de época, exposição de animais, demonstração de jogos tradicionais e a exposição “Santos de Vestir da Ordem Franciscana Secular (Terceiros), de Arruda dos Vinhos. A nimação musical estará a cargo dos “Gaiteiros da Freiria”, grupo “Pifaradas e Gaitadas” e dos Ranchos Folclóricos “Podas e Vindimas de Arruda dos Vinhos” e “Casa do Povo de Arcena”.