Teatro
Visões Úteis colocam Europa como prato principal da nova criação
É já no dia 25 de novembro, quarta-feira, que o Teatro Carlos Alberto (TeCA), no Porto, recebe a estreia absoluta de Yuck Factor, uma criação do Visões Úteis, com direção de Ana Vitorino e Carlos Costa.


25 Nov a 29 Nov 2015
Com direção de Ana Vitorino e Carlos Costa, a peça reflete sobre os impasses na construção de uma identidade plural e de tolerância
O espetáculo é a segunda produção do coletivo este ano dedicada às questões relacionadas com a identidade nacional e europeia, nomeadamente com as várias políticas internacionais de transação de alimentos ou com a recente crise de refugiados.
A peça põe o foco numa Europa frágil com dificuldade em produzir a comida necessária para os seus cidadãos para, então, refletir sobre os impasses na construção de uma identidade plural e de tolerância entre culturas. O espetáculo assume-se como uma viagem que nos “põe no prato” várias questões: o que é que podemos comer; como devemos comer; quais são as regras para estarmos à mesa com os outros.
Yuck Factor, ou o “instinto da repugnância”, foi um termo adotado em 1997 pelo cientista Leon Kass para definir as respostas negativas e intuitivas que os seres vivos têm quando confrontados com algo que interpretam como prejudicial para a sua sobrevivência. No entanto, as tendências coletivas de rejeição do “outro” podem rever-se na violação da moralidade e do divino e expressar-se num sentimento de intolerância em relação a certos costumes, tradições ou povos.
O espetáculo fala do factor Yuck que se tem alastrado para a política, para a religião ou para a publicidade para tentar manipular a opinião pública e as suas emoções. Pequenas provocações vão assim povoando o palco do TeCA numa tentativa de perceber de que forma é possível lidar com o desconhecido e com o preconceito, como ultrapassar barreiras culturais ou como construir uma sociedade tolerante.
A peça junta Ana Vitorino e Carlos Costa, o “repetente” Cristóvão Carvalheiro e a atriz espanhola Ainhoa Hevia Uria, cuja integração no projeto artístico se apresentou para os criadores “como uma oportunidade para nos confrontarmos na prática com os temas e reflexões do próprio espetáculo”.
Yuck Factor é para maiores de 16 anos e resulta de uma coprodução entre Visões Úteis e Centro de Arte de Ovar, com colaboração do Teatro Nacional São João.
Está em cena até dia 29 de novembro: de quarta-feira a sábado, às 21h00, e no domingo, às 16h00.
Os bilhetes custam 10 euros.