Música
Eliades Ochoa (Buena Vista Social Club) em Lisboa
Guitarrista do lendário grupo cubano apresenta-se pela primeira vez a solo no país, dia 24 de fevereiro, no Teatro Tivoli BBVA.

24 Fev 2020 | 21h30
Os bilhetes já estão à venda pela Ticketline e nos locais habituais, com preços entre 15€ e 40€.
Além da digressão europeia, Eliades Ochoa, de 73 anos, e sua extraordinária história de vida são tema do filme "Eliades Ochoa - De Cuba ao mundo". A longa está a colecionar muitos elogios da crítica especializada e também prémios no circuito de festivais.
A trajetória do lendário Buena Vista Social Club, que uniu alguns dos maiores artistas de Cuba - entre eles os já falecidos Ibrahim Ferrer e Compay Segundo - sofreu uma guinada, na década de 90, a partir da gravação do disco de mesmo nome produzido pelo americano Ry Cooder. O álbum, que incluía canções cubanas clássicas como “Chan Chan”, “El cuarto de Tula” e “El carretero”, tornou-se um sucesso e foi apresentado em Amsterdão. O realizador alemão Wim Wenders transformou os registos dos concertos da capital holandesa e de Nova York no documentário que alçou o grupo a fenômeno mundial.
Em 2015, os Buena Vista Social Club foram o primeiro grupo cubano a se apresentar na Casa Branca, nos Estados Unidos. O então presidente americano Barack Obama convidou os músicos a fim de estreitar os laços entre os dois países, que naquele momento tentavam uma aproximação.
O concerto de Eliades Ochoa no Tivoli é promovido pelas produtoras Jungle, Como No! e LadoBe Creative.
O QUE FALAM SOBRE ELIADES OCHOA
"O melhor guitarrista da sua geração." The Guardian
"Um trovador cubano que emociona o cenário mundial." Los Angeles Times
"Para mim, e para muitas pessoas, ele é o Johnny Cash cubano." Benicio del Toro
Bilhetes: 15 a 40 euros