"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Exposições

"Locus Amoenus, Locus Horribilis" de Jonathan Uliel Saldanha

Antes de terminar o ano, a Solar — Galeria de Arte Cinemática apresenta a exposição de Jonathan Uliel Saldanha, um dos artistas mais relevantes da contemporaneidade da arte portuguesa de caráter multidisciplinar. 

SØMA, Pequeno Auditório Culturgest, Lisboa SØMA, Pequeno Auditório Culturgest, Lisboa SØMA, Pequeno Auditório Culturgest, Lisboa

22 Nov a 11 Jan 2020

Solar - Galeria de Arte Cinemática
Rua do Lidador, 4480-791 Vila do Conde

“Locus Amoenus, Locus Horribilis - A paisagem no seu modelo canonizado vegetal-mineral apresenta-se com diferentes níveis de opacidade, os agentes humanos, inumanos e espectrais que a atravessam oscilam entre os diferentes níveis de acesso, a natureza do lugar é inconstante e provoca desenlaces nos agentes. Nas suas Metamorfoses, o vídeo, descreve uma paisagem animada por agências indizíveis, o lugar onde a presença humana se desenrola, é uma paisagem em movimento, em constante mutação, passando de jardim ou natureza ordeira e civilizadora, para um lugar tóxico e hostil onde a natureza é incompreensível, assassina e alienígena.

Este Locus Horribilis é também uma espécie de caixa negra, um sistema/oráculo opaco do qual se entra e do qual se sai, mas com pressupostos incompreensíveis mediados pelo seu efeito, por conjuntos de tendências. Volume opaco cujo protocolo permite olhar o acidente, coordenada precisa para o contorno.”

Excerto do texto Fissura Mnemónica por Jonathan Saldanha, publicado no catálogo da exposição “O Ontem Morreu Hoje, O Hoje Morre Amanhã” de Carla Filipe e Ulrich Loock.

Jonathan Uliel Saldanha
Construtor sonoro e cénico, Jonathan Uliel Saldanha, opera sistemas onde pré-linguagem e cristalização, animismo e eco, deslocam-se entre a luz, som, espaço e gesto. As suas obras constroem-se a partir da junção de áreas artísticas como a música, performance e vídeo, de forma sui generis, quase mística e sempre surpreendente. Neste momento, entre os artistas cuja base de atividade se situa no Porto, é dos que alcança maior projeção a nível internacional, participando, individual ou coletivamente, em diversos tipos de eventos, dedicados às artes performativas, à música ou, até, às artes plásticas.

>> Mais informações
Agenda
Ver mais eventos
Visitas
107,477,867