Cinema e Vídeo
Sessões de Cinema no Auditório Municipal Fernando Lopes-Graça
No último mês de 2019, o Fórum Municipal Romeu Correia – Auditório Municipal Fernando Lopes-Graça, em Almada, continua com as suas sessões regulares de cinema.

7 Dez a 18 Dez 2019
Em dezembro, passam filmes no âmbito das comemorações do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência 2019 e do Ciclo de Cinema Católico.
7 de dezembro, sábado (21h30)
CAMPEÕES
DIA INTERNACIONAL DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
Marco é o treinador assistente de uma das melhores equipas de basquetebol da liga espanhola. Um dia, após uma discussão com o treinador principal da equipa, resolve afogar na bebida as suas frustrações pessoais e má atitude, acabando por se envolver num acidente de automóvel que o leva a tribunal. Como consequência, perde o emprego, a namorada, e a sua sentença é também o pior castigo possível para o seu ego: treinar um grupo de jogadores com deficiências intelectuais, que nunca antes haviam tocado numa bola. Mas através da sua inocência, ternura e muito bom humor, serão estas pessoas que vão ensinar a Marco o que realmente interessa. Sessão integrada no âmbito das comemorações do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência 2019.
Realização: Javier Fesser
Com: Javier Gutiérrez, Athenea Mata, Juan Margallo
Comédia / Drama | M/12
Bilhete: Entrada livre
11 de dezembro, quarta-feira (21h)
GRAN TORINO
CICLO DE CINEMA CATÓLICO
Walt Kowalski, um veterano da Guerra da Coreia é forçado, pelos vizinhos imigrantes, a confrontar os seus próprios preconceitos. Reformado, Walt Kowalski preenche seus dias com a reparação da casa, cerveja e visitas mensais ao barbeiro. As pessoas a quem Walt chamava vizinhos faleceram ou mudaram-se e foram substituídas pelos Hmongs, imigrantes do sudeste asiático, que ele despreza. Uma noite, alguém tenta roubar o seu Gran Torino, de 1972: o seu vizinho adolescente Thao, pressionado por um gang de Hmongs.
Realização: Clint Eastwood
Com: Clint Eastwood, Bee Vang, Christopher Carley
Drama | M/12
Bilhete: Entrada livre (é necessário levantar bilhete)
12 de dezembro, quinta-feira (21h)
A PALAVRA
CICLO DE CINEMA CATÓLICO
Os Borgen são uma família de fazendeiros abalada por alguns conflitos internos, como o comportamento de Johannes, um irmão adulto que se dedica demasiado ao estudo religioso. Porém, nem todos o acham louco e um sobrinho, abalado com a morte da mãe, incumbe a Johannes a, aparentemente impossível, tarefa de trazer a mãe de volta.
Realização: Carl Theodor Dreyer
Com: Henrik Malberg, Emil Hass Christensen, Preben Lerdorff Rye
Drama | M/12
Bilhete: Entrada livre (é necessário levantar bilhete)
13 de dezembro, sexta-feira (21h)
NAZARIN
CICLO DE CINEMA CATÓLICO
Adaptado de um romance de Benito Pérez Galdós, Nazarin, à época proibido em Portugal, conta a história de um padre que obedece, de modo quixotesco, aos preceitos de Cristo. Filme premiado no Festival de Cannes, em 1959.
Realização: Luis Buñuel
Com: Francisco Rabal, Marga López, Rita Macedo
Drama | M/14
Bilhete: Entrada livre (é necessário levantar bilhete)
14 de dezembro, sábado (21h)
CHINA CRY: A TRUE STORY
CICLO DE CINEMA CATÓLICO
Drama ambientado na década de 1950, com base numa história verdadeira, sobre uma jovem, Sung Neng Yee, que é trazida como pertencendo a uma rica família chinesa.
Realização: James F. Collier
Com: Julia Nickson, France Nuyen, James Shigeta
Biografia / Drama | M/14
Bilhete: Entrada livre (é necessário levantar bilhete)
15 de dezembro, domingo (16h – 1.ª parte | 21h – 2.ª parte)
JESUS DE NAZARÉ
CICLO DE CINEMA CATÓLICO
O comovente retrato da vida e a morte de Jesus de Nazaré, é aqui apresentado desde o seu nascimento, passando pelas suas peregrinações ainda enquanto criança e o seu batismo por João Baptista.
Realização: Franco Zeffirelli
Com: Robert Powell, Olivia Hussey, Laurence Olivier
Biografia / Drama | M/14
Bilhete: Entrada livre (é necessário levantar bilhete)
18 de dezembro, quarta-feira (21h)
SNU
Snu relata a história de amor de Ebba Merete Seidenfaden, a editora dinamarquesa que ficou conhecida por todos como Snu Abecassis, com Francisco Sá Carneiro. Desde os tempos em que desafiava a PIDE, Snu não deixou ninguém indiferente ao seu caráter forte e lutador. Quando nos anos 60 se mudou para Lisboa, Snu dedicou-se de alma e coração à sua recém-criada editora, publicando livros polémicos aos olhos do Estado Novo. Contra todas as adversidades, lutou pela cultura e pelos ideais em que acreditava.
Realização: Patrícia Sequeira
Com: Inês Castel-Branco, Pedro Almendra, Inês Rosado
Biografia / Drama | M/12
Bilhete: 3 € (desconto 50%, jovens e reformados)