"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Festivais, Festas e Feiras

Lauro António apresenta livros sobre a História do Cinema em Oeiras

Na próxima segunda-feira, dia 11 de janeiro, será feita a apresentação dos livros "O Cinema Americano" e "A Idade de Ouro do Cinema Italiano, dos anos 40 aos anos 70”, da autoria de Lauro António e edição da Câmara Municipal de Oeiras.

11 Jan 2016  |  16h00

Palácio do Marquês de Pombal
Largo Marquês Pombal, 2784-501 Oeiras

A cerimónia, que terá lugar às 16H00, no Salão Nobre do Palácio do Marquês de Pombal, em Oeiras, contará com as presenças do cineasta e autor, Lauro António e do escritor Fernando Dacosta.

 

Com a edição dos presentes volumes dedicados às Masterclasses de História do Cinema, que o cineasta e crítico de cinema Lauro António tem realizado, desde 2011, com assinalável sucesso para este Município de Oeiras, esta coleção começa a ganhar forma e a impor-se como um natural e valioso instrumento de estudo, informação, divulgação e sensibilização para a arte do cinema.

Depois de “Os Cinemas da Europa”, eis que se lança “A Época de Ouro do Cinema Americano (1930-1960)” e “A Época de Ouro do Cinema Italiano (1945-1970)”. São três volumes que reúnem o material que o Professor Lauro António foi produzindo ao longo das suas Materclasses e que atestam bem a importância e o significado que esta iniciativa tem justificado e que se tem traduzido, de ano para ano, por uma crescente adesão por parte dos oeirenses que a elas têm assistido e participado.

O projeto de “Masterclass de História do Cinema vai continuar, em 2016, com uma oportuna Masterclasse sobre “Grandes Cómicos e Grandes Comédias”. Sendo a comédia e o drama a base de todo o espetáculo performativo, do teatro ao cinema, como no-lo ensinaram os gregos clássicos, e necessitando tanto os portugueses em particular, mas todo o mundo em geral, de alguma boa dose de saudáveis gargalhadas e de divertidas críticas sociais, nada melhor do que estas comédias, onde se alinham dezenas de obras-primas, para ocupar o ano de 2016. A rir se causticam os vícios e os pecados das sociedades e rir continua ainda a ser “O melhor remédio”. Pois seja.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
110,418,423