"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Visitas/Observações

Exposição de pintura de Hélio Cunha

As Oficinas de Formação e Animação Cultural, em colaboração com o MAC -  Movimento de Arte Contemporânea, inauguram, no próximo dia 15 de janeiro, pelas 18 horas, a exposição de pintura de Hélio Cunha.

15 Jan a 6 Fev 2016

Oficinas de Formação e Animação Cultural
Aljustrel

Hélio Cunha apresenta obras entre os mundos do real e do irreal

Exposição de pintura

Hélio Domingues da Cunha nasceu em Lisboa. Em 1978 partiu para Inglaterra onde iniciou estudos e experiências no domínio das artes plásticas. Nos anos 80, frequentou o atelier do mestre Soares Branco, nos Coruchéus.

Segundo Álvaro Lobato de Faria, diretor da galeria MAC: “A arte de Hélio Cunha, extraordinariamente sensível na fluidez da linguagem das formas, na vigorosa materialidade da cor, na força e no encanto da sua evasão e do seu êxtase, é uma fascinante e esplêndida aventura espiritual e técnica. O seu desenho exato e nítido dá-nos paisagens desérticas, visões harmoniosas e cruéis pintadas com cores vibrantes, oferecendo-nos incontáveis e aliciantes leituras. Hélio Cunha, lança como que uma escada entre os mundos do real e do irreal, palmilhando a estrada dos homens, onde caminhos perdidos, enfrentam uma beleza intraduzível. Sem dúvida que a sua obra, emana um grande fascínio que nos faz sentir estar perante um exemplo de autenticidade muito rica e intemporal”.

As obras desta artista, que recorre ao surrealismo simbólico para nos apresentar uma pintura original e intimista, estiveram expostas em diversas exposições individuais e coletivas, e estão representadas em inúmeras coleções de entidades públicas e privadas, nomeadamente nos museus Nacional de Arte Contemporânea do Chiado; de Arte Contemporânea do Sabugal; Wallsall Metropolitan Museum (Birmingham, Inglaterra); Nacional da Cultura de Luanda (Angola); Estadual do Recife (Brasil), e de de Macau, entre outros. As pinturas de Hélio Cunha encontram-se também em diversas câmaras municipais, fundações e associações, e nas galerias do MAC, em Lisboa, e na Fellini Gallery em Berlim (Alemanha), bem como em muitas outras entidades em Portugal e no estrangeiro.

Vencedor do Prémio MAC 2015 em Pintura, Hélio Cunha foi igualmente galardoado com o 1º Prémio e menção honrosa em Pintura das Comemorações do Centenário das Telecomunicações.

A exposição, que traz a Aljustrel, vai estar patente ao público até ao dia 6 de fevereiro. Como habitualmente, visitas guiadas às obras poderão ser efetuadas às quartas-feiras, e mediante marcação prévia, para o público em geral e escolar.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o 33.º Curtas Vila do Conde

Em parceria com o Curtas Vila do Conde, oferecemos convites duplos para as sessões de cinema a decorrer nos dias 17, 18 e 19 de julho, onde serão exibidos os filmes "Les Yeux Sans Visage", "Ritas" e "To a Land Unknown".

Visitas
109,766,374