"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Conferências

Colóquio "Rosa Lobato Faria – A escritora"

Quando passam 10 anos sobre a morte de Rosa Lobato Faria, Pedro Rebelo de Sousa, seu genro, faz-lhe a devida homenagem.

6 Fev 2020  |  18h30

El Corte Inglés de Lisboa
Av. António Augusto de Aguiar, 31 - Piso 6 . 1069-413
Preço
Entrada livre

Com Eugénio de Lisboa, Pedro Rebelo de Sousa, Dulce Maria Cardoso, Manuel Alberto Valente e Vasco Rosa,  dia 6 de fevereiro, às 18h30, na Sala de Âmbito Cultural de Lisboa (Piso 6).

Sinopse
Após a morte de Rosa Lobato de Faria, decidiram os seus Herdeiros organizar o seu espólio literário e doá-lo à Sociedade Portuguesa de Autores, entidade que a representou e representa e a cuja direção fez parte, e onde se conservavam já os registos das centenas de canções que escreveu. O processo de organização desse arquivo permitiu identificar poemas e crónicas inéditos ou dispersos que viriam a ser dados a público em dois volumes, organizados por Vasco Rosa: A Noite Inteira Já Não Chega. Poesia 1983-2010: quatro livros reunidos e poemas dispersos, publicado por Guimarães em 2012; e Pedra Rara: dispersos e inéditos, pela Pártenon, três anos mais tarde (2015). O primeiro destes livros foi apresentado por Vasco Graça Moura em sessão no Grémio Literário, e o segundo na Livraria Buchholz, por Eugénio de Lisboa.

O ato de doação à SPA foi também celebrado com uma exposição biográfica na sede desta instituição, completada no mesmo período – ano 2013 – com duas outras, com materiais e focos distintos: uma no Casino de Lisboa, no Parque das Nações; e outra na Flor da Rosa (Crato), em parceria com o grupo Pestana e a Câmara Municipal do Crato, em tributo do facto de a escritora ter contactado com influente cancioneiro popular no período da segunda guerra mundial passado na pequena aldeia de Alpalhão. A atribuição do nome Rosa Lobato de Faria a uma escola do ensino básico na Penha de França, freguesia de Lisboa onde viveu durante largos anos, também levou os Herdeiros a proporcionarem a esta instituição, em 2015, painéis expositivos de carácter permanente sobre a vida e a obra da escritora, em particular aquela dedicada às crianças. A perenidade editorial da sua obra foi renovada com edições de bolso dos seus treze romances mais conhecidos e novas edições ilustradas da Biblioteca Infantil Rosa Lobato de Faria, que dão vida aos dez títulos de literatura infantil, duas iniciativas dos seus editores, o grupo Leya e Porto Editora. Igualmente diferentes autarquias assinalaram o nome de Rosa Lobato de Faria em inúmeras vias públicas e placas. Foi-lhe atribuído a título póstumo o grau de Grande Oficial da Ordem do Infante dom Henrique.
Agenda
Teatro

Matriarca'74

CAL – Centro de Artes de Lisboa 2 Mai a 5 Mai 2024

Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
91,378,780