"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Colóquios, Conferências e Debates

OTERA GOHAN - A COZINHA DOS TEMPLOS BUDISTAS

Elevada a Património Cultural Intangível pela UNESCO em 2013, a Washoku – cultura gastronómica do Japão – privilegia a sazonalidade dos ingredientes, a beleza da disposição dos alimentos e utensílios de mesa e o respeito pelos ritmos da natureza. Nesta conferência, o Monge Kakuho Aoe aborda a crescente popularidade mundial da Washoku, bem como a sua ligação à culinária dos templos budistas.

31 Jan 2016  |  15h30

Museu do Oriente
Avenida Brasília | Doca de Alcântara (Norte), 1350-352 Lisboa
Preço
Entrada livre
A Washoku – cultura gastronómica do Japão – baseia-se numa série de hábitos, técnicas, saberes, práticas e tradições relacionadas com a produção, processo, preparação e consumo dos alimentos. Isto é, está associada ao espírito essencial do respeito pela natureza e também ao uso sustentável dos recursos naturais. A culinária privilegia a sazonalidade dos ingredientes e a beleza da colocação dos alimentos e utensílios de mesa, inspirados na riqueza da natureza e das estações. Ao mesmo tempo, foi sendo recriada no sentido de acompanhar as mudanças nas relações entre pessoas, natureza e sociedade.
Classificada como Património Cultural Intangível pela UNESCO em 2013, todavia há muitos aspetos da Washoku que se desconhecem, tais como a sua história, o respeito e importância que os japoneses dão aos alimentos.
Esta conferência procura explicar a crescente popularidade mundial da Washoku bem como a sua ligação com a culinária dos templos budistas. O Monge Kakuho Aoe irá ainda explicar como é a primeira refeição nos templos, a importância de desenvolver os sentidos comendo às escuras e a alimentação em geral dos monges Zen.

Kakuho Aoe (n. 1977) é monge budista do templo de Ryokusen-ji 2.gif da escola Jodoshinshu 3.gif (Budismo da Terra Pura). Com um MBA pela Universidade da Califórnia, dedica-se à educação alimentar e nutricional como monge cozinheiro. É diretor do primeiro restaurante dedicado à cozinha dos templos no Japão, Kurayami Gohan, (comer às escuras apurando os sentidos). É autor de livros como Otera Gohan (A Cozinha dos Templos Budistas), Hotoke Gohan (A Comida do Buda), etc.

Organização Embaixada do Japão e Japan Foundation, em colaboração com Museu do Oriente

Entrada livre mediante capacidade da sala.
Conferência proferida em japonês, com tradução para português
Entidade promotora
Fundação Oriente +
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
110,393,362