"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Cinema e Vídeo

Doclisboa 2020 - 18º Festival Internacional de Cinema

Neste segundo momento do festival, “Deslocações”, o Doclisboa conta com a presença de Daniel Kötter para apresentar o mais recente Rift Finfinnee, um filme que nos leva pela periferia de Adis Abeba, onde assistimos às transformações sociais e geográficas derivadas do impulsivo urbanismo da capital da Etiópia. 

5 Nov a 11 Nov 2020

Lisboa


Amanhã, quatro filmes flutuam entre a intimidade e a distância, cruzando curiosidade e liberdade com estrutura e assunto. "Deslocações" encerra com Amor Fati, um conjunto de retratos de diferentes pares que nos abrem a porta para a intimidade das suas relações.

O Doclisboa volta no dia 3 de Dezembro, para apresentar aquele que será o terceiro andamento do festival. “Espaços da Intimidade” irá trazer muitas propostas que ninguém vai querer perder. Na Culturgest, Cinema Ideal e Museu do Aljube - Resistência e Liberdade! Até já! 

9 NOVEMBRO
20H00 / Cinema Ideal

A Resistência Íntima, Left Hand Rotation (22’)
Rift Finfinnee, Daniel Kötter (80’)

Dois filmes interrogam o modo como habitamos o mundo. Sem sair de casa, A Resistência Íntima detém o olhar sobre objectos e gestos, misteriosos na sua banalidade. Daniel Kötter, pelo seu lado, viaja até à periferia de Adis Abeba, em plena transformação à medida que se terraplanam zonas rurais para construir novos bairros para pobres e ricos. 

10 NOVEMBRO
Crépuscule, Margaux Dauby (8’)
Tesaurus, Marko Grba Singh (27’)
Trio, Benjamin Bucher e Agnese Làposi (24’) 
Kayaking, Kejing Wang (30’)

Locais tornam-se cenários para o desenrolar de vidas num quarteto de filmes que flutuam entre a intimidade e a distância, cruzando curiosidade e liberdade com estrutura e assunto. Irmãos navegam uma paisagem urbana; uma mistura de personagens e um cão falante vivem entre sete cidades, karaoke e o apocalipse; adolescentes testam e criam laços durante a interrupção; uma narradora deslocada procura sinais e símbolos enquanto atravessa terras que foram outrora oceano. 

11 NOVEMBRO
Amor Fati, Cláudia Varejão (102’)
Retratos de casais, amigos, famílias e animais com os seus donos. Partilham a intimidade dos dias, os hábitos, as crenças, os gostos e alguns traços físicos. A partir dos seus rostos e da coreografia dos gestos, descobrimos a história que os enlaça, convocando o discurso de Aristófanes no Banquete de Platão: “Não será a isto que vocês aspiram — a identificarem-se o mais possível um ao outro, de forma a não mais se separarem noite e dia? Se é essa a vossa aspiração, estou disposto a fundir-vos e soldar-vos numa só peça, de tal modo que, em vez de dois, passem a ser um só”.

Face às novas medidas divulgadas, as sessões foram adequados aos horários das salas, para que todos possam continuar a acompanhar o festival. 

Consulta a programação completa em doclisboa.org.

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
91,320,808