"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Outras

Famalicão Cidade Orizuro

A Casa das Artes lança uma ação direcionada para as famílias especialmente para as crianças: transformar Vila Nova de Famalicão na Cidade Orizuro.

1 Jun a 20 Set 2020

Vila Nova de Famalicão
Preço
Entrada livre

Todos são chamados a criar em suas casas bandos de pássaros de papel - orizuros - e a colocá-los à janela de casa, complementando a dinâmica criada pelo arco-íris, em voga durante o período de confinamento gerado pela pandemia Covid-19.

Esses pássaros feitos com a técnica de dobragem de papel origami migrarão depois para os espaços verdes da cidade de Vila Nova de Famalicão.

A Casa das Artes tem em curso, desde o início de junho, uma ação direcionada para as famílias, especialmente para as crianças: transformar Vila Nova de Famalicão na Cidade Orizuro. Durante os meses de verão, até setembro, todos são chamados a criar em suas casas bandos de pássaros de papel e a colocá-los à janela de casa, complementando a dinâmica criada pelo arco-íris que muito em voga esteve durante o período de confinamento gerado pela pandemia Covid-19.

Esses pássaros de papel executados com recurso à técnica de dobragem japonesa origami migrarão depois para os espaços verdes da cidade de Vila Nova de Famalicão, num momento celebrativo e comunitário, cumprindo a missão da Casa das Artes de fomento à criação artística, do apoio aos artistas e do envolvimento da comunidade, concretamente, través do programa Casa das Artes Envolvente.

Para ajudar a todos a saber como fazer os orizuros, está disponível um tutorial, passo a passo, em vídeo, nas redes sociais da Casa das Artes (Facebook, Instagram e Youtube).

De facto, vivemos tempos de guerra e é preciso cultivar a Paz. A pandemia gerada pelo Covid-19 é uma guerra mundial mais extensa do que qualquer outro conflito armado. Não há lugares seguros nem territórios neutros. Todos foram declarados em guerra contra um inimigo comum e invisível. É preciso reagir e estamos a fazê-lo. Com perdas, demasiadas perdas. Com consequências que alguns ainda nem sequer começaram a sentir.

Mas o futuro do mundo e da humanidade é feito de esperança e celebração. Estamos todos juntos para combater o inimigo comum e estaremos também convocados para celebrar vitórias. E Vila Nova de Famalicão é um território de futuro e, como tal, avança no pelotão da frente do pensamento e da ação da positividade.

Quando as famílias tiverem os seus pássaros feitos, são convidadas a enviar fotos das suas criações colocadas à janela para o email: casadasartes@famalicao.pt para podermos mostrar a todos a beleza das criações realizadas.

Há vários anos que a Casa das Artes de Famalicão, em coprodução com a Companhia de Música Teatral (CMT), desenvolve o projeto “Orizuro” que através de modelos inovadores de formação de profissionais e de intervenção junto da comunidade escolar, implementou um conjunto de boas práticas artísticas para a infância aprofundando a relação entre a Companhia de Música Teatral, a Casa das Artes e a intervenção educativa na envolvente do Município.

O nome do projeto deriva do origami “Orizuru” – que na cultura tradicional do Japão é um símbolo de felicidade e paz – inspirou este projeto que visa ajudar a olhar e a escutar o mundo de forma poética desde a primeira infância.

Através de um conjunto de práticas educativas em que se estabelece diálogo entre famílias e profissionais, a intervenção estende-se a toda a comunidade procurando-se bases educativas para resultados de longo alcance.
Agenda
Teatro

Matriarca'74

CAL – Centro de Artes de Lisboa 2 Mai a 5 Mai 2024

Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
91,385,715