"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Festivais

Bairro em Festa :: Um festival que é um manifesto cultural

O Festival transforma o nome e prolonga-se do Intendente para Anjos, Pena e Arroios. Durante sete dias apresenta concertos, espetáculos, cinema, exposições, ateliers, debates no eixo Almirante Reis de Lisboa.

Fotografia Bairro Intendente em Festa © Ivo Rodrigues 2019

17 Ago a 23 Ago 2020

Lisboa

 

As entradas são gratuitas com reservas e lotação limitada de acordo com as normas de segurança da DGS.

O PROGRAMA
Mantendo a natureza das atividades do passado - concertos, espetáculos, cinema, exposições, ateliers, debates, passeios e jantares comunitários - o Bairro em Festa 2020 abrange quatro zonas: Intendente, Anjos, Pena e Arroios.

Os concertos têm lugar no Quartel da GNR, à Rua Jacinta Marto. Na Quinta-feira, dia 20 de agosto, contamos com a participação de Pedro Salvador e Madalena Victorino com Companhia Limitada: o Concerto. Na Sexta-feira (21) é a vez de Filipe Sambado que passa o testemunho a António Zambujo e Jon Luz que sobem ao palco no Sábado, dia 22, com Do Fado à Morna. O encerramento no Domingo (23) fica a cargo de Ayom.

No campo das artes visuais temos exposições entre o Largo do Intendente e o Quartel da GNR (Cabeço da Bola). O fotógrafo residente João Tuna traz-nos Do Largo, ou do tirar pelo Natural, uma exposição com os rostos mais marcantes do bairro do Intendente. Numa ausência de questionamento ou preconceito, a beleza destes retratos define-se pela sua força e crueza, numa busca resiliente por um lugar que muitas vezes já não parece seu - do artista João Tuna, mas também do vizinho João Tuna, num acumular de vivências, interpretação e assimilação deste bairro que promove uma vontade ainda mais gritante de criar sobre e a partir da realidade. Idosos, sem-abrigo, toxicodependentes, lojistas históricos. Este é o corpus deste projeto de fotografia e vídeo.

No Quartel da GNR, pode visitar também as exposições de Lígia Fernandes e de Micaela Jarast.

Tal como no ano passado, os Recantos Performativos espalham-se por várias ruas e artérias do bairro, ocupando espaços culturais (e outros não convencionais) de alguns parceiros do festival. Entre vários artistas, temos a participação do Auéééu Teatro, Bestiário,  Alice Duarte e Marta Jardim, Ana Vilela da Costa, Beniko Tanaka e Claudio Hochman, Diana de Sousa,  Keli Freitas, Margarida Barata e Sofia Valadas.

Estamos no ano 2020, agora os tuk tuks são veículos especiais de acesso à Cultura. É para o menino, para a menina, para ti e para mim, todos em segurança numa viagem peculiar até um destino incerto: num recanto deste bairro transformado num palco só para si (e para os vizinhos que possam estar à janela) convidamo-lo a transformar-se no espectador de uma performance privada e memorável. Do Tuk Tuk ao Artista: quatro momentos musicais em quatro locais secretos ao longo de quatro dias do Festival.

São os mesmos pátios secretos que acolhem o projeto Cine à Roda, oferecendo uma jornada entre a serigrafia, o debate/conversa e a sessão de cinema em torno de temáticas como a inclusão social, a cidadania e o direito à habitação.

As Festinhas no Bairro englobam uma programação pensada para todas as idades mas que pisca o olho aos mais novos.

Aproveitando o período de férias, transformamos a Escola EB1 N.º 1 da Pena num Centro Cultural para Famílias que irá acolher diariamente espetáculos e workshops. Entre outras, contamos com criações de Cláudia Gaiolas, Catarina Requeijo, Gil Dionísio, Madalena Victorino, Rogério Paulo, Marta Coutinho e Ruca Rebordão.

Praça das Novas Nações (Anjos) é a arena para o habitual ciclo de debates Agora: Recriar a Cidade.  Vivemos circunstâncias que seriam impossíveis de prever, mas sobre o esvaziamento da cidade e as suas consequências falámos em todas as edições deste espaço de conversas de bairro. Desde debates entre jovens, à apresentação do programa Bairros Saudáveis e do processo participativo para a criação de um novo projeto de requalificação da Praça das Novas Nações, este ano interessa-nos começar a desenhar novos caminhos e saber com quem podemos contar para pensar o futuro, seja da praça ou da cidade.

CANCELAR NÃO ERA UMA HIPÓTESE
As Festas de Verão do Intendente nunca se assumiram exclusivamente como um festival. Mais do que isso, nasceram para revelar e melhorar um território esquecido durante décadas. As prioridades sempre foram as pessoas e o lugar.

Ao longo das várias edições deste evento, a relação das comunidades residentes com o público em geral foi o foco do trabalho das várias organizações locais que, em parceria, tentaram enaltecer a identidade deste território que se define pela diversidade e contraste da sua paisagem humana.

TRANSFORMAR É O CAMINHO
A rua não deixa de ser o nosso palco mas para já é o caminho para os micro encontros que, porta a porta, continuam a dar lugar à Cultura.

A crise humanitária que atravessamos volta a revelar as fragilidades da nossa sociedade. Mais do que nunca, é essencial cuidar da nossa casa comum: este bairro-corpo que nunca foi só um Largo, mas sim as ruas-artérias para onde se expande este ano. A Avenida Almirante Reis surge assim como a coluna vertebral que suporta alguns dos órgãos vitais desta zona da cidade: os bairros do Intendente, Anjos, Pena e Arroios.

Este evento sempre deu particular atenção às pessoas em situações de vulnerabilidade, independentemente da origem dessa condição: discriminação social, isolamento, racismo. Este ano, faz-nos sentido focar também nos que vivem e dependem de um dos sectores mais afetados por esta crise: a Cultura. Foram os primeiros a parar e serão dos últimos a retomar uma vida plenamente normal. Também eles pertencem, noutro contexto e com outros contornos, a um grupo com pouca proteção social.

É também a pensar em todos os artistas, técnicos, produtores e outros profissionais do espetáculo que não paramos.

O BAIRRO EM FESTA é uma iniciativa cultural co-promovida pelo LARGO ResidênciasCâmara Municipal de LisboaEGEAC e Junta de Freguesia de Arroios, em parceria com a Rede Local de Parceiros socioculturais em torno do Eixo Almirante Reis (Intendente, Anjos, Pena e Arroios).

A cooperativa cultural LARGO Residências continua a coordenar esta rede com mais de 10 parceiros / organizações no desenho de uma programação partilhada, contanto ainda com a parceria e apoio de várias entidades locais de natureza diversa: educação, comércio, social e serviços.

Parceria de programação: Clube Atlético de Arroios, Sirigaita, Trabalhar com 99%, Zona Franca, Crew Hassan, Renovar a Mouraria e Round About.

Participação: FabLab Lisboa, Re:Costura; Lugar Específico, A Avó Veio Trabalhar, Irmãs oblatas, MOVEA, Centro de Dia Nossa Senhora dos Anjos (Santa Casa da Misericórdia de Lisboa), Fundação Aga Khan, Josephine Bistrô-Bar.

GÉNESE
O nome do evento também sofreu mutações desde a sua génese. Essas mutações estão ligadas à função sócio-cultural de desenvolvimento local e urbanístico ao qual está associado, função essa que também passou por várias fases ao longo dos últimos nove anos: da celebração do fim da obra de um largo (Renasce um Largo para a Cidade, 2012) até ao fim das obras de vários largos num eixo (Largos da Mouraria, 2013) passando ainda pela criação de uma identidade local (Bairro Intendente em Festa, 2014). Este último capítulo foi desenvolvido em parceria com um coletivo de entidades que lutavam por uma requalificação integrada deste território, processo no qual o festival demonstrou ter um papel fundamental na coesão social desta zona e abertura da mesma ao resto da cidade. O reconhecimento deste sucesso pela Câmara Municipal de Lisboa e a vontade de estender a intervenção a uma rede ainda mais alargada de parceiros socioculturais dá origem a uma nova vida do Festival em 2020. O nome Bairro em Festa traduz essa intenção de alargamento de uma rede cultural local que dá a conhecer os vários bairros - não só o Intendente -  que gravitam em torno de um eixo central. Surge assim a figura da Avenida Almirante Reis enquanto coluna vertebral dos órgãos vitais desta zona da cidade: os bairros do Intendente, Anjos, Pena e Arroios. 

 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

"Amigas e Rivais" no Capitólio

Em parceria com a EGEAC, oferecemos 10 convites duplos para a sessão do dia 7 de maio (quarta-feira), às 21h00. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

"Nora Helmer" no Teatro Aberto

Em parceria com o TEATRO ABERTO oferecemos 10 convites duplos para a sessão de dia 9 de maio (sexta-feira), às 21h30. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Visitas
106,600,417