"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Teatro

"Romeu e Julieta" abrem o baile da programação de dezembro d’A Oficina

Dezembro surge com Romeu e Julieta reinventados na frente das propostas de programação do serviço de Educação e Mediação Cultural (EMC) d’A Oficina, com o Teatro Praga a apresentar-se no Centro Cultural Vila Flor no primeiro dia do mês, às 10h30, olhos nos olhos com o público geral e as famílias.

1 Dez 2020  |  10h30

Centro Cultural Vila Flor
Avenida D. Afonso Henriques, 701, 4810-431 Guimarães

Esta criação do Teatro Praga tem também associada uma formação para professores a realizar em Guimarães. A informação de toda a programação de EMC d'A Oficina encontra-se disponível para consulta online em emc.aoficina.pt.

Partindo de William Shakespeare, Cláudia Jardim e Diogo Bento andarão à volta de Romeu e Julieta, a clássica história de amor que põe no centro da ação dois teenagers apaixonados em rota de colisão com as suas famílias e com uma sociedade repressora. Num ambiente divertido de uma cozinha dentro do palco, os atores guiam os jovens espetadores pela história deste romance maldito, misturando-a com a feitura de um delicioso cheesecake que leva o nome dos dois protagonistas shakespeareanos. Com uma linguagem adaptada, a tragédia originalmente escrita no século XVI, ora trágica, ora cómica, é aqui contada de forma lúdica, através dos ingredientes e dos passos da receita do bolo. Neste Romeu e Julieta o drama confunde-se com o queijo ricota, o sangue dos amantes e? doce de goiaba, as lutas de espadas fazem-se com espa?tulas e cac?arolas, e uma dentada numa bolacha Maria pode ser uma alternativa deliciosa para um coração partido. 

Uma proposta para deliciar os mais jovens (maiores de 6 anos) e não só. Na terça-feira, 1 de dezembro, às 10h30, o espetáculo tem uma apresentação para público geral e famílias e nos dois dias seguintes, 2 e 3 de dezembro, acontecem apresentações dedicadas a escolas e instituições às 10h30 e 15h00. O texto e a criação deste Romeu e Julieta chegado pela mão do Teatro Praga é da autoria de Pedro PenimCláudia Jardim e Diogo Bento, com os dois últimos a assumirem a interpretação. 

Este espetáculo tem associada uma formação para professores a decorrer na Sala de Ensaios do CCVF no dia 2 de dezembro, às 19h00, e tem acesso gratuito mediante inscrição prévia através do e-mail mediacaocultural@aoficina.pt ou do telefone 253424716. Esta sessão de trabalho com Cláudia Jardim e Diogo Bento tem uma lotação máxima de 25 participantes e incide no processo de construção do espetáculo Romeu e Julieta

Os ingressos para a apresentação em Guimarães de Romeu e Julieta, do Teatro Praga, podem ser adquiridos por um valor de 2 euros nas bilheteiras de equipamentos geridos pel’A Oficina como o Centro Cultural Vila Flor, a Casa da Memória de Guimarães, o Centro Internacional das Artes José de Guimarães ou a Loja Oficina, bem como nas lojas Fnac, Worten e El Corte Inglés ou online em www.aoficina.pt e www.emc.aoficina.pt. A participação em contexto escolar é antecipadamente articulada com este serviço de Educação e Mediação através do e-mail mediacaocultural@aoficina.pt ou do telefone 253424700.
Agenda
Ver mais eventos
Visitas
91,324,783