Formação
Jianzhi: Tradicional Arte Chinesa de Recorte de Papel
Inspirados no acervo do Museu do Oriente, convidamos a experimentar esta arte tradicional, património imaterial da humanidade.
9 Jan 2021 | 10h00
Online
Preço
35.00€ Com Nic e Inês
Horário | 10.00 às 13.00
Participantes mín. 15, máx. 25
Tendo cerca de 1500 anos de história a arte chinesa de Jianzhi, recorte delicado em papel, tem uma função essencialmente religiosa, e espiritual. São usadas para decorar e trazer boa sorte às casas no Ano Novo. Património imaterial da humanidade desde 2009, esta arte, praticada sobretudo por mulheres, é geralmente feito em papel vermelho, que simboliza a sorte na cultura chinesa.
Neste workshop vamos criar ilustrações recortadas e decorativas. Vamos fazer uma introdução aos métodos, ferramentas e papéis específicos da pratica de recortar papel. Recorreremos ao vasto acervo do Museu do Oriente para mostrar exemplos e buscar inspiração para criarmos duas ilustrações distintas. A primeira é um Jianzhi mais tradicional, e o segundo será criado a partir das sobras do primeiro recorte.
Materiais a adquirir pelos participantes ( em papelarias ou Ponto das Artes):
- Tesoura
- Bisturi
- X-acto
- Papel de seda, colorida
- Cartolina
- Base de corte (alternativa: uma revista)
Nic e Inês são Nicholas Carvalho (A?frica do Sul) e Inês Almeida (E?vora). Conheceram-se na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, onde tornaram professores. Dedicam-se a criar e expor os seus próprios Livros de Artista experimentais, ministrando workshops nesta área. Promovem regularmente conversas, atuações e workshops com artistas e autores proeminentes nas a?reas da música, da literatura, e da ilustrac?ão, num evento chamado Parlapiê. Mais recentemente publicaram livros infantis ilustrados em Portugal, no Brasil e na Índia. Em 2016 deram a volta ao mundo, numa viagem que os levou a 3 continentes em busca de inspiração. Fizeram apresentações, e workshops nos EUA, Coreia do Sul, Vietname, Taiwan e Austrália.
>> Mais informações e inscrições