"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Cinema e Vídeo

Projeção do documentário "#Anne Frank - Vidas Paralelas" de Sabina Fedeli, Anna Migotto

Por ocasião do Dia da Memória. Para não esquecer, instituído para comemorar as vítimas do Holocausto.

27 Jan a 30 Jan 2021

Online
Preço
Entrada livre

Documentário "#Anne Frank - Vidas Paralelas" de Sabina Fedeli, Anna Migotto
Realização: Sabina Fedeli e Anna Migotto | Intérpretes: Helen Mirren, Martina Gatti
Data: 2019 | Duração: 95 min. | País: Itália | Língua: ENG | Legendas: PT

Link ativo das 10:00:00 de quarta-feira, 27 de janeiro de 2021 até às 23:59:59 de sábado, 30 de janeiro de 2021

Para aceder à visão gratuita do documentário "#Anne Frank - Vidas Paralelas" na plataforma FILMIN PORTUGAL siga as instruções contidas na página do Instituto:
https://iiclisbona.esteri.it/iic_lisbona/pt/gli_eventi/calendario/2021/01/proiezione-gratuita-del-documentario.html

Como tributo ao que teria sido o seu 90º aniversário, a atriz Helen Mirren (vencedora de um Óscar com “The Queen”), reconta a história de Anne Frank através das páginas do seu extraordinário diário, explorando em paralelo o destino de cinco sobreviventes dos campos de concentração. Vidas assoladas por circunstâncias tão semelhantes mas cujos desfechos não poderiam ser mais diferentes.
Um documentário impressionante realizado por Sabina Fedeli e Anna Migotto.

Anne Frank nasceu em Frankfurt (Alemanha) a 12 de junho de 1929, no seio de uma família judia que, em 1934, se viu obrigada a fugir para a Holanda. Em 1940, as tropas nazis invadiram a Holanda e em 1942 intensificaram a perseguição aos judeus, o que forçou a família a esconder-se num anexo, com outras famílias. Anne começou a escrever o seu diário a 12 de junho de 1942, no dia em que completou 13 anos. A última passagem ali escrita está datada de 1 de agosto de 1944, três dias antes da Gestapo ter descoberto o esconderijo e detido todos os que lá estavam. Anne acabou por morrer em fevereiro de 1945, algumas semanas antes do campo de concentração de Bergen-Belsen, onde se encontrava, ter sido libertado pelos britânicos. Das oito pessoas que se encontravam no anexo, Frank, pai de Anne, foi o único que sobreviveu. O diário e outros escritos foram guardado e entregues a Otto, após o fim da guerra.

Em 2019, ano de produção deste filme, Anne Frank faria 90 anos. Com esta premissa em mente, as realizadoras Sabina Fedeli e Anna Migotto fizeram este documentário centrado na sua história. Com apresentação da consagrada actriz inglesa Helen Mirren, o filme usa testemunhos de algumas das sobreviventes ao Holocausto, jovem adolescentes quando foram levadas para campos de concentração, tal como Anne. (fonte: PÚBLICO)
Agenda
Ver mais eventos
Visitas
91,324,921