"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Conferências

#ConversascomSerralves // Jardins Históricos: Paisagens Culturais a preservar e a valorizar

Na quinta feira, dia 4 de março, terá lugar a sessão com Teresa Andresen, Presidente da Direção da AJH – Associação Portuguesa dos Jardins Históricos, e Arminda Deusdado, jornalista, produtora e realizadora.

4 Mar 2021  |  18h00

Online
Preço
Entrada livre
 
Nesta conversa, serão abordadas questões como: A Carta de Florença sobre a Salvaguarda dos Jardins Históricos (ICOMOS; IFLA; 1981) e as Paisagens culturais no contexto da Convenção para a Proteção do Património Mundial, Cultural e Natural das Nações Unidas (1972); A Rota Europeia dos Jardins Históricos do Conselho da Europa (2020) e a Rota dos Jardins Históricos de Portugal; Os conceitos de Autenticidade e de Integridade aplicados aos jardins históricos; Os Jardins Históricos pós-pandemia e o seu contributo para o ‘relinking with nature’.

Teresa Andresen é arquiteta paisagista e engenheira agrónoma. Lecionou no ensino superior durante 30 anos. Desde 2014 exerce atividade de consultoria como profissional liberal estando envolvida na criação da Paisagem Protegida do Parque das Serras do Porto e coordenação do respetivo Plano de Gestão. Membro do Conselho Nacional do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável desde 2013. Presidente da Direção da AJH – Associação Portuguesa dos Jardins Históricos desde 2017. Coordenadora do Programa Intermunicipal dos Sacromontes (Braga e Guimarães) desde 2020.

Arminda Deusdado é licenciada em Ciências Históricas pela Universidade Portucalense e pós-graduada em Gestão Cultural pela Escola de Gestão do Porto. É CEO da Farol de Ideias e coordenadora executiva dos projetos de televisão e media. Foi Realizadora de “GEOSFERA”, “O Sabor da Despedida”, “Os rostos da Europa”, “As febres do século” e, ainda, coordenadora/realizadora do magazine de ambiente “Biosfera” em emissão desde 2004 na RTP.

Evento online, de acesso gratuito, com inscrição obrigatória através deste link

O link de acesso será enviado após conclusão do período de inscrições

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
91,341,733