Cinema e Vídeo
FESTin ON Niterói
O FESTin - Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa realiza mais uma "itinerância online", de 11 a 29 de março, na plataforma streaming festinon.com. São 18 filmes de países de língua portuguesa disponíveis gratuitamente ao público, além de 3 debates entre realizadores convidados.

11 Mar a 29 Mar 2021
Importante destacar que essa itinerância deriva de um festival internacional que, há 11 anos, acontece anualmente no Cinema São Jorge, em Lisboa, de modo presencial. Com a pandemia, os organizadores migraram todo o evento para o modelo on-line incluíram no circuito, ineditamente, a cidade de Niterói. Mas as novidades não param por aí.
Trata-se da primeira vez que o FESTin desembarca, ainda que virtualmente, na região do Rio de Janeiro, nomeadamente na cidade de Niterói, reconhecida não somente pelas obras do arquiteto Oscar Niemeyer, mas também pela sua recente produção audiovisual. A novidade desta itinerância do FESTin é que os talentosos profissionais do audiovisual local também participam da mostra, com suas premiadas produções. O ingresso da cidade na rede de itinerâncias do FESTin faz jus a alguns fatores relevantes, como o de abrigar uma das mais importantes faculdades de cinema do Brasil e de ser considerada a “cidade do audiovisual” do Estado do Rio, título que tomou para si desde 2018. Esta participação foi possível em função da parceria da Casa da Gente Produções com a Associação Cultura e Cidadania de Língua Portuguesa (ASCULP), responsável pela realização do FESTin – Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa.
O objetivo dessa parceria é promover um intercâmbio entre os realizadores e suas mais distintas obras. A programação envolve a exibição de 14 curtas-metragens e 4 longas-metragens, além de promover debates online que vão reunir realizadores de Niterói e de diversos países. Além dos filmes brasileiros, o público poderá apreciar produções de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.
Informações adicionais:
Youtube