"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Exposições

"Desenhos na Areia" de José de Guimarães

A exposição apresenta seis novas serigrafias de José de Guimarães inspiradas nos desenhos na areia de tribos africanas, principalmente da cultura dos Quiocos do Nordeste de Angola.

29 Abr a 23 Mai 2021

Centro Português de Serigrafia
Centro Cultural de Belém - Praça do Império, Loja 7 1449-003 Lisboa
Preço
Entrada livre


Os desenhos na areia das tribos Quioco, desenhos traçados no chão durante conversas, ideogramas sintéticos de esquemas mentais e simbólicos, são agora indutores do imaginário de José de Guimarães, a quem a arte africana desde sempre interessou.

A presente série reflete no entanto, uma vez mais, os motivos poéticos e plásticos centrais da sua obra, neste caso retomados no plano de uma sinalética muito depurada e marcada por uma alegria e por uma exuberância originais.

As serigrafias foram criadas com base em projetos originais recentes do artista que esteve envolvido em todo o processo, desde a conceção à assinatura. Foram realizadas sobre papel Tiepolo 100% algodão de 290 gr., sendo de edição limitada a apenas 199 exemplares numerados a assinados.

Horário: Segunda a sexta, das 10h às 19h, sábado e domingo, das 10h às 13h.

 
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

"Nora Helmer" no Teatro Aberto

Em parceria com o TEATRO ABERTO oferecemos 10 convites duplos para a sessão de dia 9 de maio (sexta-feira), às 21h30. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
106,979,127