Cinema e Vídeo
O Cinema de Óscar Alves
O CEC apresenta o ciclo ‘Cinema Queer e fuga ao estereótipo’. Na sessão de 2 de junho às 20h30, serão exibidas três curtas-metragens de Óscar Alves, produzidas entre 1976 e 1978. Uma sessão com o apoio do festival Queer Lisboa.

2 Jun 2021 | 20h30
Good-Bye Chicago: Última incursão de Óscar Alves no cinema, GoodBye, Chicago foi rodada com o propósito específico de abrir o espectáculo com o mesmo nome no Scarllaty Club, em 1978. Assim, o filme procura ficcionar aquelas que terão sido as peripécias ocorridas nas semanas anteriores e que deram lugar ao espectáculo a que agora o público iria assistir, ao vivo.
Solidão Povoada: Primeira longa-metragem de Óscar Alves e o único filme da sua curta carreira como realizador que explora o registo do melodrama, não será ousadia afirmar que Solidão Povoada é herdeira de uma estética visual do Cinema Novo, cuja grande referência é o Verdes Anos (1963), de Paulo Rocha. Situado numa Lisboa pós 25 de Abril, que se quer cosmopolita, o filme retrata dois casais de classe média, interpretados por Domingos Oliveira, Carla Tuly, Fernando Silva e Isabel Wolmar.
Aventuras e Desventuras de Julieta Pipi: Imagens de Los Angeles dos anos 70 e uma posterior descolagem do aeroporto de LAX, dão lugar à Portela, onde a actriz de renome internacional, Julieta Pipi (Belle Dominique), acaba de chegar a Lisboa. Miss Pipi prepara?se para uma tensa conferência de imprensa a ter lugar no seu palácio dos arredores da capital. Perante um questionário, por vezes político, outras intelectual, ou mesmo inquisitoriamente sexual, Pipi defende?se, com sotaque italiano (influência do último filme que rodou, em Itália), a todas as provocações, contornando mesmo as impertinentes questões sobre a sua formação dramática. Sempre com a conferência a dar o mote, o filme opera uma sequência de flashbacks, que nos dão a conhecer a sua obra e passadas glórias.