Ateliers, Cursos e "Workshops"
Plantas Bíblicas
Neste workshop estudaremos as plantas que, sob uma perspetiva simbólica e teológica, são com maior frequência referidas nas Sagradas Escrituras (Antigo e Novo Testamento).

16 Abr 2016
De que madeira era feita a Arca da Aliança ou a cruz da crucificação? O que era o maná caído do Céu, os lírios-do-vale ou Rosa de Sharon elogiados no Cântico dos Cânticos?
Neste workshop estudaremos as plantas que, sob uma perspetiva simbólica e teológica, são com maior frequência referidas nas Sagradas Escrituras (Antigo e Novo Testamento). Serão ainda apresentadas espécies que foram importantes para a economia de Canaã, também elas mencionadas na Bíblia e alguns exemplos da simbologia das plantas na Arte Sacra Medieval e Renascentista.
Para além de imagens de plantas e locais bíblicos, dezenas de plantas e produtos produzidos a partir das mesmas poderão ser observadas ao vivo durante a sessão
Outras das questões às quais procuraremos responder, serão, por exemplo: Que planta era a sarça-ardente; Que simbologia estava associada à romã; Que plantas eram utilizadas nos óleos de unção; De onde provinha o incenso e a mirra e qual a simbologia a eles associada; Qual a simbologia das folhas de palmeira (ramos de palma); A Coroa-de-Espinhos foi feita a partir de que planta; Qual é a árvore da vida; Qual era o significado das cerejas, morangos, nozes, peras e maçãs na arte sacra.
Luís Mendonça de Carvalho é biólogo (UTAD), mestre em bioquímica de plantas (Universidade de Lisboa), doutor em sistemática e morfologia de plantas (Universidade de Coimbra), visiting scholar na Universidade de Harvard, professor no Instituto Politécnico de Beja e diretor do Museu Botânico de Beja.
Com Luís Carvalho
Horário: 14.00 às 18.00
Participantes Mín. 15, Máx 30