"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Exposições

Proximidades - António Viana

Exposição individual do artista António Viana.

8 Out a 19 Nov 2021

Galeria Cisterna
Rua António Maria Cardoso, 27, 1200-026 Lisboa
Preço
Entrada livre
 
Proximidades, se intitula a presente exposição de António Viana mostrando um conjunto inédito de obras composto por dez óleos e impressões sobre tela (2014/16), vinte desenhos a óleo sobre papel e folha de ouro e mais oito em técnica mista de grandes dimensões (2012/16). Este conjunto de obras desenvolve-se em simultaneidade com outro projeto artístico Linhas de Fratura terminado em 2019, que integra além de fotografias, objetos e instalações.

António Viana é pintor, além de ter uma vasta obra enquanto museógrafo, mas a sua relação com as obras que realiza implica uma total disponibilidade para o processo de construção e surgimento das mesmas, quer sejam pinturas, desenhos, fotografias ou modelos. A atividade criativa é encadeada e a passagem de um meio plástico a outro, permite a exploração diferenciada de elementos, como por exemplo os personagens (desenhos a óleo s/papel com folha de ouro), que habitam e se movimentam à vontade, dir-se-ia indiscretamente, construindo narrativas, que embora, fragmentadas se completam no seu conjunto do projeto, e mais além, na relação com outros, antes e depois, ou seja, dialogando com toda a obra.

Excerto do texto “As Histórias Indiscretas de António Viana” escrito no âmbito da exposição por Cristina Azevedo, Professora associada da FBAUL, Investigadora do CFCUL e CIEBA
Agenda
Ver mais eventos
Visitas
91,299,276