Festivais
Festival Fado Marrocos com 4ª Edição
O Festival de Fado reafirma o seu compromisso com Marrocos depois de uma ausência obrigatória devido à pandemia, mantém intacta a sua vontade de divulgar a língua e a cultura portuguesas e estará presente em Rabat no dia 10 de novembro no Théâtre National Mohammed V e em Casablanca no 12 e 13 de novembro no Studio des Arts Vivants.

10 Nov a 13 Nov 2021
O género musical português é considerado Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO, e ao longo das últimas décadas tem vindo a crescer em popularidade em todo o mundo, conquistando cada vez mais públicos e ajudando a divulgar a cultura e a marca de Portugal a partir das suas melodias.
O Festival de Fado é um festival internacional, promovido pela iniciativa privada, que este ano termina 11 anos com 17 cidades espalhadas pela Europa, América Latina, África e Ásia. Todos os anos, os artistas em concerto realizam uma missão de divulgação da língua e da cultura portuguesas.
Nesta edição que o Festival dedica a “Lisboa”, epicentro e fonte inesgotável de fadistas desde os seus primórdios, reúne Sara Carreira e Fábia Rebordão, reconhecidas e aclamadas por unanimidade pela crítica e pelo público em cada concerto, como as artistas que se presente em Marrocos para mostrar os seus últimos trabalhos.
Cinema e conferência: atividades paralelas
Embora o prato mais forte do evento se centre nos concertos de fado, o festival é muito mais do que música e não é esquecido por outras expressões artísticas que nos mostram diferentes visões do género músical e da cultura portuguesa em todo o mundo.
Nesse sentido, o festival deste ano é acompanhado por atividades totalmente gratuitas. Esta é a exibição do documentário Lisbon Story, de Wim Wenders e da conferência em Lisboa, o berço do Fado, a cargo de Tiago Torres de Silva, que se realiza no Studio des Arts Vivants nos dias 12 e 13 de novembro.
SARA CORREIA
10 de novembro às 20h | Théâtre National Mohammed V, Rabat
12 de novembro às 20h | Studio des Arts Vivants, Casablanca
Sara Correia, conhecida como “Fado Drilling”, vem a Marrocos apresentar o seu mais recente trabalho - “do Coração” -, disco produzido por Diogo Clemente que lhe rendeu uma nomeação para o Grammy Latino de Melhor Álbum de Música Roots. Sara Correia canta sobre o amor, a tristeza, o desejo, a alegria e a cidade de Lisboa. Todas estas histórias são cantadas e contadas com sinceridade e com uma alma “fadista” que caracteriza a canção de Sara Correia.
FÁBIA REBORDÃO
13 de novembro às 20h | Studio des Arts Vivants, Casablanca
Fábia Rebordão é unanimemente considerada uma das vozes de referência do novo Fado. Prima da grande Amália Rodrigues, a música e o fado sempre fizeram parte da sua vida. Ainda que o Fado represente a sua grande paixão pela música, as suas influências musicais são variadas e passam do soul, à bossa nova, passando pelo blues e jazz. A artista apresenta-se agora ao público com imagem e energia renovadas com seu terceiro álbum “Eu Sou”, que Fábia apresentará, pela primeira vez, em Casablanca.
PROGRAMME
10 novembre
Local : Théâtre National Mohammed V - Rabat
18:30 Cinéma
“Lisbon Story” de Wim Wenders (100 min)
20.00 Concert Sara Correia
Local : Studio des Arts Vivants - Casablanca
19:00 Conférence
Tiago Torres da Silva- “Lisbonne, berceau du Fado” - 50 min
20:00 Concert Fábia Rebordão
Local : Studio des Arts Vivant - Casablanca
A Everything is New aconselha a compra de bilhetes apenas nos pontos de venda oficiais referidos na lista abaixo:
Locais de venda: everythingisnew.pt e Ticket Maroc.