"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Formação

Workshop: Temari - Bolas de Mão Japonesas

Feitas de linhas coloridas, cruzadas para formar efeitos e desenhos, as temari são uma oferta de grande significado. 

13 Nov a 8 Jan 2022

Museu do Oriente
Avenida Brasília | Doca de Alcântara (Norte), 1350-352 Lisboa


Uma tradição para conhecer em sessões temáticas: “Flores Bordadas” [13 Nov] e “De Brinquedo a Ornamento” [11 Nov] para criar as suas temari, para decorar, oferecer ou brincar.

Linhas coloridas, esticadas, cruzadas em torno de retalhos de quimonos podem resultar em Temari (Te - mão + Mari – bola). Com uma história ancestral, estas bolas de mão japonesas começaram por ser confecionadas com um propósito muito especial: brincadeiras de crianças! Ao longo dos tempos, assumiram outros fins e significados. Na verdade, as Temari são, ainda hoje, uma oferta de considerável importância no Japão - prova de grande amizade ou de amor maternal. Atualmente, os seus coloridos e criativos padrões, despertam tanto interesse no Oriente como no Ocidente. Nestes workshops propomo-nos olhar para a sua evolução e arriscar, até, a sua confeção!

Sábado | 13 novembro
FLORES BORDADAS!

Temari - Bolas de mão japonesas
Horário | 14.00 às 18.00
É no mês de novembro que florescem, por toda a parte, os crisântemos no Japão. Querida pelo povo, Kiku, como assim é denominada pelos japoneses, é uma flor cheia de simbologia e por isso um dos principais motivos neste artesanato.

Sábado | 11 dezembro
DE BRINQUEDO A ORNAMENTO!
Temari - Bolas de mão japonesas
Horário | 10.00 às 13.00
Em época natalícia, o que começou por ser um brinquedo poderá tornar-se num presente original ou ornamento de Natal.

Sábado | 8 janeiro ‘22
BOLAS DE MÃO COM DESEJOS DO CORAÇÃO!
Temari - Bolas de mão japonesas 
Horário | 10.00 às 13.00
Em início de Ano Novo, propomos-lhe um diferente modo de expressar os seus votos de Bom Ano!

Em caso de desistência:
Haverá lugar ao reembolso do valor total da inscrição quando a desistência for comunicada até 8 dias úteis antes da atividade. Depois dessa data, o reembolso só poderá ser considerado se o lugar for preenchido ou em situações de doença, acidente, ou outros imponderáveis de força maior, devidamente comprovados.
Caso a atividade não se realize por falta de participantes, ou por outro motivo, o valor da inscrição será devolvido na sua totalidade.

Para mais informações contactar servico.educativo@foriente.pt

ANA SIMÕES
É licenciada em Línguas e Literaturas Modernas - Estudos Germanísticos pela Faculdade de Letras de Lisboa e Mestre em Edição de Texto pela FCSH da Universidade Nova de Lisboa. Ingressa na Fundação Oriente em 2008, ano de inauguração ao público do Museu do Oriente. Desde nova cultiva o gosto pela arte e cultura orientais, com especial apreço pelo Japão. Em 2018 integra o Serviço Educativo deste Museu dedicando-se, com a equipa, a dar a conhecer aos diferentes públicos a relação de Portugal com o Oriente e da cultura oriental em geral, a partir da coleção do Museu. A par desse trabalho, tem vindo a aprofundar o seu conhecimento pelo artesanato tradicional do Japão, nomeadamente, pelo Origami e Temari. Regularmente, tem vindo a partilhar a técnica de Temari e o seu respetivo contexto social e histórico em workshops que orienta.

PARTICIPANTES Mín. 5, máx. 10
PREÇO €45/sessão (todos os materiais incluídos)
COMPRAR

Entidade promotora
Fundação Oriente +
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o 33.º Curtas Vila do Conde

Em parceria com o Curtas Vila do Conde, oferecemos convites duplos para as sessões de cinema a decorrer nos dias 17, 18 e 19 de julho, onde serão exibidos os filmes "Les Yeux Sans Visage", "Ritas" e "To a Land Unknown".

Visitas
109,763,056