"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Exposições

Exposição de desenho de viagem de João Catarino e José Josué viaja até Leiria

“Viajar” é o título da exposição de desenhos e cadernos de viagem de João Catarino e José Josué, que já circulou por todas as bibliotecas do Politécnico de Leiria, e que agora, no âmbito da colaboração com o Plano Nacional das Artes, se expõe na Escola Secundária Domingos Sequeira, na cidade de Leiria, até dia 28 de fevereiro de 2022.

João Catarino_Praia Supertubos José Josué_ Rio Conho, Serra da Estrela

20 Dez a 28 Fev 2022

Biblioteca da Escola Secundária Domingos Sequeira
Lgo Dr. Serafim Lopes Pereira, 2400-250 Leiria


A exposição mostra como se pode descobrir um mundo novo, por vezes à porta de casa, ou mais longe, se aceitarmos o repto de Bertrand Russell de que não vale a pena viajar como turista rico, mas sim como turista pobre.

«Como turista rico veremos exatamente o mesmo em qualquer parte do mundo, como turista pobre descobriremos as particularidades e singularidades de cada lugar e comunidade. Viajar implica risco, disponibilidade para o improvável, para o desvio, o encontro, o olhar atento que segue o pequeno arbusto até à paisagem banhada pela luz do sol», pode ler-se no texto de apresentação da exposição.

«Desenhar é uma forma de conferir sentido e expressão à viagem, dá-lhe um propósito ao mesmo tempo que se entregam os sentidos e o intelecto a uma gama grande de emoções. O desenho de viagem é a prova de que o viajante esteve em tal sítio num determinado tempo, mas é também a prova de que ele quis compreender de forma mais profunda do que o comum dos viajantes, a experiência e os lugares por onde passou. Compreender e expressar esse sentido da viagem é o propósito maior destes desenhos, que se realizaram de uma determinada maneira e que não se repete mais», refere ainda a sinopse da exposição.

João Catarino nasceu em Lisboa, em 1965. É licenciado em Design de Comunicação pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa (FBAUL). É professor de Design e Ilustração na Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha (ESAD. CR) do Politécnico de Leiria, professor de Desenho no Ar. Co - Centro de Arte & Comunicação Visual, em Lisboa, e professor assistente convidado de Desenho e Ilustração na FBAUL. Trabalha sobretudo em ilustração, em diversos jornais, revistas e canais de televisão. Colabora regularmente no jornal Público, onde durante alguns anos ilustrou as crónicas de Lisboa e “Semana Ilustrada”.

Tem sido representado em diversos livros nacionais e internacionais sobre “cadernos de viagem” e “sketching books” e realizado exposições e apresentações sobre seu trabalho em cadernos de viagem em escolas, instituições e galerias. Foi formador em diversos simpósios internacionais dos “Urban Sketchers”. É autor do livro “EN2” e coautor dos livros “Diário de Viagem em Lisboa” e “Tanto Mar”.

José Josué nasceu em Lisboa, em 1977. Licenciou-se em Artes Plásticas na ESAD. CR do Politécnico de Leiria e frequentou o mestrado em Educação – Artes Visuais, na FBAUL. A sua prática artística incide principalmente na área do desenho, particularmente nos desenhos de viagem, mas também na ilustração. Neste âmbito, participou em projetos como “Névoa Azul x Nomad”, “Edições Manifesto”, “Ilustração Voadora”, “Lisboa e Barcelona”, “Calendário edições Artefacto”. Também participou nas seguintes exposições: Reverso, Sociedade Guilherme Cossoul, Ler lá fora, Ler Devagar, Olhei para o céu e nada vi, Plataforma Revólver, Natureza Morta, Galeria Sete. É professor no Colégio Pedro Arrupe, Lisboa.

Mais informações sobre a exposição podem ser consultadas AQUI

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
112,631,410