"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Formação

Museu do Oriente promove workshop de Papel Marmoreado

Uma técnica secular que permite colorir a folha de papel à medida da sua imaginação, o papel marmoreado tem um enorme potencial de expressão artística. Nesta sessão poderá experimentar os seus materiais e processos.

12 Mar 2022  |  14h00

Museu do Oriente
Avenida Brasília | Doca de Alcântara (Norte), 1350-352 Lisboa
Preço
60.00€


A técnica do papel marmoreado, como forma de expressão plástica tem vindo ao longo dos séculos a desenvolver-se como uma área da pintura em papel até agora muito pouco divulgada.

Com o surgimento do Suminagashi no Japão e mais tarde o Ebru na Turquia, existiu toda uma evolução desta técnica, de acordo com os vários países onde foi produzido. A introdução de novos materiais e a capacidade de adaptação deram oportunidade a que novos conceitos fossem surgindo tal como novas realidades plásticas.

De conhecimento muito restrito, e localizado no saber dos grandes mestres da encadernação, chegou a ser utilizado como suporte a documentos sagrados em tempos mais remotos.

Com o evoluir dos tempos, as folhas de papel marmoreado, chegariam ainda a ser utilizadas nos Alba Amicorum e muitas das vezes utilizadas como papel de embrulho.

Fazendo parte de um património material convém manter, preservar e mais que tudo divulgar. Torna-se essencial a transmissão destes conhecimentos, uma vez que podem traduzir-se em novas formas de aplicação e ainda a novos conceitos plásticos e artísticos, possibilitando por sua vez novas formas de estudo e pesquisa.

Neste workshop iremos dar a conhecer os materiais de acordo com as diferentes técnicas a utilizar, incluindo a preparação do próprio banho, das tintas e o próprio papel de suporte. Entender a relação que se estabelece entre a concentração dos pigmentos a plasticidade das diferentes materiais (tintas) e o próprio banho são outros aspetos abrangidos pelo programa.

PLANO DE TRABALHO

  • Diluição do banho
  • Preparação do papel
  • Realização de pentes
  • Diluição das tintas: aguarela, guache e o acrílico.
  • O Ox-gall
  • A aplicação das tintas no banho
  • Colocação do papel e levantamento.
  • O processo de secagem.
  • Limpeza do material.
  • Experimentação.
  • Dúvidas e esclarecimentos.

Os participantes devem trazer: bata, t-shirt velha, recipiente para líquidos (cerca de 3-4lts) caso queira levar o banho.

Em caso de desistência:
Haverá lugar ao reembolso do valor total da inscrição quando a desistência for comunicada até 8 dias úteis antes da atividade. Depois dessa data, o reembolso só poderá ser considerado se o lugar for preenchido ou em situações de doença, acidente, ou outros imponderáveis de força maior, devidamente comprovados.
Caso a atividade não se realize por falta de participantes, ou por outro motivo, o valor da inscrição será devolvido na sua totalidade.

Para mais informações contactar cursos.conferencias@foriente.pt

OCTÁVIO JÚLIO 
É licenciado em Historia da Arte, a sua formação em restauro de cerâmica, a pintura e a produção do livro, são responsáveis pelo despertar e grande envolvimento no estudo de uma arte quase extinta e tão rodeada de secretismo pelos grandes mestres da encadernação, o Papel Marmoreado.

HORAS 14.00 às 18.00
PARTICIPANTES Mín. 8, máx. 10
COMPRAR

Entidade promotora
Fundação Oriente +
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o 33.º Curtas Vila do Conde

Em parceria com o Curtas Vila do Conde, oferecemos convites duplos para as sessões de cinema a decorrer nos dias 17, 18 e 19 de julho, onde serão exibidos os filmes "Les Yeux Sans Visage", "Ritas" e "To a Land Unknown".

Visitas
109,760,706