Exposições
Edifício dos Leões reabre ao público com a exposição de retratos "Em Boa Memória"
Esta exposição, dedicada ao retrato, integra uma parceria com o Museu Nacional de Arte Antiga e conta com a participação da Fundación Banco Santander de Espanha.

17 Mar a 30 Out 2022
Com esta exposição abre-se um ciclo de parceria entre o Banco Santander e o MNAA, partindo de temáticas comuns às coleções de arte das duas instituições.
"Em Boa Memória. Retrato, Humanidade e Futuro" é o primeiro momento de um tríptico expositivo intitulado "O Edifício dos Leões em Diálogo com o Museu Nacional de Arte Antiga". Nesta mostra dedicada ao retrato, um conjunto de importantes obras da instituição museológica propagam-se no espaço cultural e sede do Banco Santander. Contamos ainda com a participação da Fundación Banco Santander de Espanha, que confere uma dimensão ibérica ao percurso artístico do retrato.
Numa sociedade dominada pelo fenómeno das selfies publicadas incessantemente nas redes sociais, importa questionar a arte do retrato e o seu futuro. O futuro constrói-se olhando para a frente, porém é nos antepassados que encontramos força e matriz para a criação contemporânea. Questões tão atuais como a como a busca da identidade ou o perpetuar da memória do indivíduo, são reinventadas por artistas como Domingos Sequeira, Malhoa, Velázquez, ou ainda Pedro Cabrita Reis, na sua visão auto retratista contemporânea. Visionamos o futuro do retrato nas obras dos jovens artistas vencedores do concurso de Arte Edifício dos Leões, promovido pelo Banco Santander.
Com este projeto que integra a responsabilidade social do banco, o Santander cumpre o compromisso de contribuir para uma sociedade mais inclusiva, através da de pilares fundamentais como a educação, a arte e a cultura.
Foi em 2019, que o Banco Santander conferiu uma função cultural à sua sede em Portugal, o icónico Edifício dos Leões, que constitui uma referência na história da arquitetura nacional, com a missão de divulgar e promover o importante legado patrimonial herdado, preservando a memória histórica da instituição.
A exposição pode ser visitada de 5ª feira a domingo, entre as 15h e as 18h.