"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Conferências

"Abel Salazar - O Cientista, revisitado por outro Histologista do Séc. XXI"

A Liga de Amigos do Museu de José Malhoa e a Associação Divulgadora da Casa-Museu Abel Salazar, na sequência da Exposição "Abel Salazar - Desenhador Compulsivo", organizam conferência que terá lugar no próximo dia 9 de abril pelas 16h30 no Museu Malhoa, subordinada ao tema: "Abel Salazar - O Cientista, revisitado por outro Histologista do Séc. XXI", a realizar pelo Prof. Eduardo Rocha, Catedrático do ICBAS - Universidade do Porto, um orador excepcional e grande comunicador.

9 Abr 2022  |  16h30

Museu José Malhoa
Parque D. Carlos I, 2500-109 Caldas da Rainha


Abel Salazar, professor e diretor do Instituto de Histologia da Faculdade de Medicina e investigador no Centro de Estudos Microscópicos na Faculdade de Farmácia, ambas da Universidade do Porto, procurou problematizar e divulgar o conhecimento científico e introduziu conceitos e técnicas novas, cuja originalidade teve repercussão internacional imediata.

Investigador dedicado à microscopia, desenvolveu o método tano-férrico, um novo processo de coloração microscópica, publicado em 1920, que ainda hoje é citado nos manuais técnicos pelas suas indicações em patologia.

Com uma particular capacidade para assimilar problemas, hipóteses e teorias, e vocação para os expor e discutir publicamente, Abel Salazar publicou 115 notas e artigos científicos nas áreas dos aparelhos de Golgi e Para Golgi, método tano-férrico, ovário, tecido conjuntivo, anatomia do cérebro, tecido celular, sangue, técnica de desenho microscópico e temas gerais.


Professor Eduardo Rocha

Professor Catedrático do ICBAS - U.Porto. Integra o centro de investigação CIIMAR. Alma mater: ICBAS. Licenciado em Ciências do Meio Aquático (18/20 valores, Prémio Fundação Eng.º António Almeida). Aprovado em Provas de Aptidão Pedagógica e de Capacidade Científica (Histologia e Embriologia). Doutorado em Ciências Biomédicas. Agregação em Histologia e Embriologia. Frequentou disciplinas do 1º ao 3º ano de Medicina (curso pré-Bolonha, 17/20 valores).

A partir de 10/1987 foi estagiário no Lab de Biologia Celular (mentor: Prof. Carlos Azevedo), tendo sido bolseiro de investigação do (ex-) INIC (1989). Iniciou atividade de docência a 12/1989, como Monitor de Biologia Celular (mentor: Prof. Carlos Azevedo). Foi contratado como Assistente Estagiário de Histologia e Embriologia (mentor: Prof. Rogério Monteiro), em 1991, após concurso público. Atingiu o topo da carreira académica em 12/2008.

Desde 1991, desempenha tarefas de gestão, no ICBAS, no CIIMAR e em apoio a estruturas centrais da U.Porto. Entre cargos de eleição e de nomeação destaca, no ICBAS, ter sido membro do Conselho Pedagógico (durante 30 anos) e o seu Presidente (8 anos), membro do Conselho Científico (19 anos), diretor de 2º e 3º ciclos de estudos, de laboratório e de departamento. No CIIMAR, destaca ter sido Membro da Direção (7 anos), sendo Presidente da Assembleia Geral.

É Diretor do Lab de Histologia e Embriologia (ICBAS) e PI da Equipa PATH - Histomorfologia, Fisiopatologia e Toxicologia Aplicada (CIIMAR). A sua ação pedagógica atual inclui cursos de histologia e embriologia humana e comparativa, métodos de investigação e comunicação, exposição e destino de xenobióticos no organismo e toxicopatologia (animais aquáticos).

Quanto à investigação, os seus tópicos de interesse são: a microanatomia comparada do fígado e dinâmica hepatocelular; exposição, mecanismos e efeitos de desreguladores endócrinos, especialmente no fígado e gónadas; regulação estrutural e funcional da hepatocelularidade, dos peroxissomas hepáticos e de vias lipídicas por esteróides sexuais e ligandos de PPARs; atividade citotóxica de compostos naturais de origem marinha sobre células neoplásicas; modulação da hepatocarcinogénese por esteroides sexuais.

Foi orientador/co-orientador de 28 mestrandos e 12 doutorandos. Assinou > 200 publicações internacionais, incluindo > 195 artigos em revistas indexadas e 7 capítulos de livros. 



Agenda
Ver mais eventos
Visitas
91,325,192