Teatro
Martim Pedroso & Marlyn Ortiz: pop, voguing e burlesco
5, 6, 7, 8 and One é a nova criação de Martim Pedroso. Um espetáculo híbrido entre o docfilm e o docdrama - onde a ação se passa no palco e no grande ecrã, com colaboração e interpretação de Marlyn Ortiz.

18 Mai a 21 Mai 2022
O espetáculo será apresentado de 18 a 21 de maio, na Culturgest, em Lisboa e, antes, nos dias 25 e 26 de abril, no âmbito do Festival DDD, no Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery, a 29 de abril, no Cineteatro Marques Duque, em Mértola, e a 7 de maio, no Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo. Uma produção da Nova Companhia
A bailarina, coreógrafa, acrobata e backup dancer Marlyn Ortiz, nascida em Porto Rico e a viver em Nova Iorque - que dançou nos clubes nova iorquinos dos anos 90, em musicais da Broadway, em tournés e music videos de Madonna (de quem é personal trainer), Jennifer Lopez, Mariah Carey, Britney Spears, Katy Perry, The Black Eyes Peas, Taylor Swift e Usher, ao mesmo tempo que criava espetáculos com a sua própria companhia, Bon Bon Burlesque -, é agora o ponto de partida da nova criação de Martim Pedroso.
A ideia de 5, 6, 7, 8 and One surgiu, em 2017, quando Marlyn e Martim se encontraram numa esplanada no centro de Lisboa. Um encontro fortuito que deu origem a uma ideia que nem uma pandemia mundial impediu que se concretizasse. De fronteiras fechadas, entre reuniões Zoom, mensagens WhatsApp e videochamadas, o guião foi sendo escrito.
É um espetáculo dedicado a artistas que empoderam artistas, que orbita à volta da biografia de uma bailarina porto-riquenha que começou a dançar num quintal no Bronx, passou pelos maiores palcos e arenas do planeta Terra e que, a determinada altura, se cruzou com um encenador e ator português.
Como refere Marlyn Ortiz, "eu não conquistei este lugar sozinha. Chegar aqui e agora é o resultado do que eu sou e do que consegui alcançar, assim como o resultado de todas as pessoas que acreditaram em mim e me protegeram. É também o resultado de todas as pessoas que não me deram nada e me rejeitaram. Todos elas me empoderaram. Fizeram com que a minha força interna, a minha confiança e a minha expressão crescessem. O meu poder é o resultado do meu amor incondicional pela dança, da minha técnica, disciplina, perseverança, força, das minhas lutas, da minha sexualidade, da minha raiva, dos meus medos e fragilidades. O meu movimento, ele próprio, é o resultado da minha voz interna que foi edificada por todos estes átomos".
Em palco, estarão Marianna Diroma, Martim Pedroso e Sérgio Noé Quintela, sendo as participações no filme - realizado por Martim Pedroso e Paulo Berberan - asseguradas por Marlyn Ortiz, Dominique Kelley, LaMar Kahlil Lyons, Paul Kirkland, Reina Hidalgo, Reshma Gajjar, Ruthy Akasia Inchaustestegui e Shannon Beach.
Esta é a segunda vez que Marlyn Ortiz apresenta um espetáculo em Portugal e colabora com Martim Pedroso e a Nova Companhia. A primeira foi em 2018, com Cabarética, no Teatro do Bairro, quando a bailarina e coreógrafa vivia em Lisboa e dava aulas de pole dance, ao mesmo tempo em que era treinadora pessoal de Madonna, quando esta vivia no nosso país.
No Festival DDD, Marlyn Ortiz dará ainda um workshop, no Campus Paulo Cunha e Silva, no Porto, nos dias 25 e 26 de abril, dedicado a profissionais e estudantes de nível avançado de artes performativas. Tem por base a sua experiência enquanto bailarina, coreógrafa e formadora, no âmbito do seu percurso que cruza dança contemporânea com estilos de danças urbanas que se desenvolveram em Nova Iorque desde a década de 1990.
Os bilhetes para o espetáculo na Culturgest custam entre 5€ e 14€ (descontos) e estão à venda na Culturgest e na rede Ticketline.
5, 6, 7, 8 AND ONE
Conceito, dramaturgia, texto e direção e co-realização do filme
Martim Pedroso
Colaboração no texto, coreografia e interpretação no filme
Marlyn Ortiz
Co-realização do filme e edição
Paulo Berberan
Consultoria e colaboração na dramaturgia
Anthony Rodriguez
Interpretações em palco
Marianna Diroma, Martim Pedroso, Sérgio Noé Quintela
Participações especiais no filme
Dominique Kelley, LaMar Kahlil Lyons, Paul Kirkland, Reina Hidalgo, Reshma
Gajjar, Ruthy Akasia Inchaustestegui, Shannon Beach
Colaboração na tradução e figurinos
João Telmo
Composição musical, arranjos e edição sonora
Carlos Morgado
Espaço cénico
Nova Companhia
Colaboração no espaço cénico
António MV
Desenho de Luz
José Álvaro Correia
Fotografia promocional
Josh Brandão
Produção executiva
Ana Pinto
Produção
Nova Companhia
Apoio
Câmara Municipal de Lisboa
Coprodução
Festival DDD, Teatro Municipal do Porto - Rivoli, Culturgest