"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Encontros

Apresentação do livro "Salvaguarda: minimização de impacte ambiental em projetos hidroelétricos"

O livro número 12 da Coleção Património a Norte, será apresentado no próximo dia 1 junho, na Casa das Artes (Porto), durante a 1ª edição das conferências PATRIMÓNIO A NORTE.

1 Jun 2022

Casa das Artes
Rua de Ruben A., n.º 210, 4150-639 Porto


“Salvaguarda: minimização de impacte ambiental em projetos hidroelétricos” oferece ao leitor uma visão transversal do tema através da análise de “casos de estudo”, revisitando conceitos e problemáticas.

Os grandes projetos hidroelétricos e os processos de minimização dos seus impactos no Património Cultural, material e imaterial, são analisados numa leitura de “tempo longo”, de mais de meio século, na “voz” de técnicos e investigadores responsáveis por alguns dos maiores projetos desenvolvidos em território português.

Distinguida em 2021 pelos Prémios APOM, atribuídos pela Associação Portuguesa de Museologia, a coleção editorial PATRIMÓNIO A NORTE ganha agora uma nova faceta com a 1ª edição das conferências PATRIMÓNIO A NORTE.

Associada ao lançamento e apresentação da publicação N.º12 da coleção, a qual será disponibilizada no mesmo dia, a 1ª edição das conferências PATRIMÓNIO A NORTE terá como tema “Salvaguarda: Medidas de Minimização de Impacte Ambiental em Projetos Hidroelétricos”.

Contando com a participação de 6 especialistas da área académica e empresarial, incluirá conferências e espaços de debates em torno de um tema particularmente atual, com interesse para cidadãos, investigadores, técnicos e decisores das áreas da Salvaguarda do Património Cultural.

A iniciativa é organizada pela Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN) com produção da Casa das Artes (Porto), parceria da Escola de Hotelaria e Turismo do Porto (EHTP) e financiamento da MOVHERA.

Casos de Estudo apresentados no nº12 da Coleção Património a Norte: 
TUA: ESTUDO HISTÓRICO E ETNOLÓGICO
TUA: MEDIDAS DE MINIMIZAÇÃO DE IMPACTE AMBIENTAL
BAIXO SABOR: PLANO DE SALVAGUARDA DO PATRIMÓNIO
RIBEIRADIO-ERMIDA: GESTÃO PATRIMONIAL
ALQUEVA: MINIMIZAÇÃO DE IMPACTES ARQUEOLÓGICOS

Programa completo e oradores da 1ª edição das Conferências

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
91,314,367