"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Tradição

De Velas Desfraldadas na Planície: O Moinho Grande

O Festival Terras sem Sombra, na sua atividade de Património Cultural, promove uma visita ao Moinho Grande, em Beja.

18 Jun 2022  |  15h00

Ponto de encontro: Moinho Grande
Preço
Entrada livre
 
Sob o tema “De Velas Desfraldadas na Planície: O Moinho Grande”, a actividade de património é uma oportunidade para conhecer um edifício absolutamente emblemático nas suas diferentes dimensões, social, arquitetural e simbólica. O Moinho Grande, nos arredores da cidade de Beja, remontará ao ano de 1872, sendo que o monte onde está instalado data da década de 1930, assim como o forno e anexos à habitação. Estrutura que teve a sua maior expansão de actividade no período desde 1950 até ao início da década de 1970 para, posteriormente, enfrentar o declínio.

Dado o seu interesse patrimonial, este Moinho foi alvo de um projecto de recuperação e reactivação, com vista à dinamização do espaço, demonstração de uma atividade tradicional intimamente ligada à base económica da região, a produção cerealífera de trigo. Empresa que contou com o cuidado de Francisco Dias Soares, desenhador de Arquitetura, filho do anterior moleiro e proprietário.
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

"Nora Helmer" no Teatro Aberto

Em parceria com o TEATRO ABERTO oferecemos 10 convites duplos para a sessão de dia 9 de maio (sexta-feira), às 21h30. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
106,880,614