"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Música

ØBSIDIANA, vol.2

Neste ensaio sonoro, a cor e a música estão intimamente ligadas naquilo que é, inevitavelmente, o meu universo simbólico-artístico”, escreve Filipe Raposo.

20 Out a 21 Out 2022

São Luiz Teatro Municipal
Rua António Maria Cardoso, 38, 1200-027 Lisboa

Chama-se ØBSIDIANA, vol.2, e é o segundo capítulo da trilogia das cores, ensaio sonoro e visual lançado por Filipe Raposo em 2019, que parte da reflexão artística sobre a influência de três cores: vermelho, preto e o branco – sistema ternário que representa, desde a Antiguidade Clássica, um papel simbólico. Com ØCRE, o pianista e compositor abordou a variação de vermelho, encarnada num reportório de temas inéditos e reinterpretações de outras obras, como A um deus desconhecido, baseada no coral BWV 245 de Bach, Ó meu bem, sobre uma melodia tradicional açoriana, e Oblivion Soave, da ópera de Monteverdi (A Coroação de Popeia), com interpretação da cantora Rita Maria.

Se numa primeira reflexão foram surgindo múltiplos significados associados à cor vermelha, relacionados com o poder, o amor ou a morte, neste segundo capítulo é celebrado o preto, historicamente ligado a conotações que vão desde a ausência da própria cor ao tom pobre. Do luxo sofisticado e elegante à dignidade e ao mistério. “Em contos e fábulas a cor serve para distinguir personagens, funções sociais: o vermelho associado aos guerreiros, o preto associado ao trabalho e o branco ligado à função sacerdotal. Perceber a cor — as cores — e o seu simbolismo tem sido uma das questões fundamentais ao longo desta reflexão, transformada em inquietude. 

Preço €15 (com descontos)
Bilhetes à venda brevemente.

+ INFO
Agenda
Passeios e Visitas

Rota da Biodiversidade

Parque Florestal de Monsanto - Centro de Interpretação de Monsanto 19 Mai 2024  |  09h30

Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
92,119,052