"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Literatura

Apresentação do livro "2ª Coletânea Poética Terras da Gândara"

A Portugal Mag Editora e a Câmara Municipal de Mira convidam para a apresentação da "2.ª Coletânea Poética Terras da Gândara" com a coordenação de Frankelim Amaral.

23 Jul 2022  |  16h00

Jardim Municipal de Mira "Jardim do Visconde"
Preço
Entrada livre

A apresentação será da responsabilidade de Adélio Amaro, Presidente do Centro do Património da Estremadura.

A água chia na panela, pede as couves, o feijão, a batata, a colherada de unto. Maria da Luz, quando vier, encarrega-se de a encher até ao bordo.

Carlos de Oliveira

Será que um poema pode mudar o mundo? – Provavelmente. Mas, tenho a certeza que transformará sempre algo se o publicarmos. É por isso que a 2ª Coletânea Poética Terras da Gândara existe. Neste livro recolhemos poemas de 22 participantes, todos eles com um apego às terras Gândarezas.

Esta coletânea vai caminhando, pouco a pouco, firmando letras, palavras e rimas que nos servem para recordar, um dia, o que a mente do poeta escreveu.

A poesia traça a cultura de um povo, poesia solta, embalada pelas aragens do mar, das dunas da praia, passeando de folha em folha onde navega nos mares de cada leitor, nos mares sem ondas como escreveu, Miguel Torga: Agora que o silêncio é um mar sem ondas:

E que nele posso navegar sem rumo,
Não respondas,
Às urgentes perguntas,

Que te fiz.
Deixa-me ser feliz,

Assim,
Já tão longe de ti como de mim.

São muitos homens e mulheres que têm dado e deram letras à Gândara. Região esta que engloba cinco concelhos: Figueira da Foz; Cantanhede; Montemor-o-Velho; Mira e Vagos. Todos ligados pela mesma terra e cultura. A influência do mar faz deste povo uma riqueza cultural para Portugal. A Região da Gândara é muito mais que um território físico. É cultura, costumes e tradições que se mantêm através da escrita, valorizando a rota de um povo, de uma comunidade, do mar e da terra. O território da Gândara tem uma identidade própria, ditada pelas letras do escritor António Canteiro:

A terra freme
farta de chuva

Uivam douradas dunas
na orgia do vento
ao sul

Imaculados corpos
dormem
sobre descampados

Arde ainda
o dia

Casa de adobo
na cinza
das palavras

Além da divulgação das Terras da Gândara, através da poesia, o objetivo desta Coletânea é dar atenção, a todos aqueles que escrevem. Este livro é um encontro sem barreiras de religião, política, social, cultura, ideologia, mas todos com o objetivo de dar vida a cada letra e sobretudo preencherem este livro sem limites na imaginação. Construir as imagens de um passado como a matança do porco, as idas à praia, a cozedura da broa no forno a lenha, a arte xávega, a casa gandareza...

Como sucedeu na 1ª Coletânea Poética Terras da Gândara, uma das nossas intenções é incentivar à escrita. Alguns dos participantes é a primeira vez que exibem os seus poemas para as páginas de um livro. Essa é também a riqueza deste projeto e todos os que acreditam nele contribuem para isso.

Para honrar e colaborar na 2ª Coletânea Poética Terras da Gândara, convidamos o escritor e historiador Adélio Amaro, uma das pessoas com conhecimento sobre a matéria, dezenas de livros editados e vários prémios e distinções em todo o mundo.

A capa da coletânea está ilustrada com um quadro cedido pelo artista gandarez Nuno Pedreiro. O meu muito obrigado pela sua generosidade, parabéns pelo seu talento honrando e divulgando as terras da Gândara com sua pintura e trabalhos.

Peço a todos os leitores para percorrerem estas páginas de poesia, onde gentes insistem em não deixar morrer a memória.

Esta obra exprime a sensibilidade dos autores a quem agradeço pela sua participação, contribuindo para o enriquecimento da cultura Gandareza.

Até à Próxima Coletânea.

Frankelim Amaral
Coordenador da 2ª Coletânea Poética Terras da Gândara
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o 33.º Curtas Vila do Conde

Em parceria com o Curtas Vila do Conde, oferecemos convites duplos para as sessões de cinema a decorrer nos dias 17, 18 e 19 de julho, onde serão exibidos os filmes "Les Yeux Sans Visage", "Ritas" e "To a Land Unknown".Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
109,860,648