"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Música

DIVAS - Fado & Morna com Célia Leiria e Cremilda Medina

O espetáculo que continua a encantar Lisboa tem mais duas sessões marcadas para o dia 18 de setembro em homenagem a Cesária Évora e Amália Rodrigues.

18 Set 2022

Fundação Amália Rodrigues
R. de São Bento 193, 1250-219 Lisboa


A sessão das 18h já se encontra esgotada, pelo que a organização decidiu fazer mais uma sessão no mesmo dia pelas 16h.

Dois países, duas vozes, dois Patrimónios Culturais Imateriais da Humanidade num espetáculo acústico ao ar livre no jardim da Casa-Museu Amália Rodrigues.

Após terem esgotado 3 sessões no ano passado e 2 este ano, Célia Leiria no Fado e Cremilda Medina na Morna regressam uma vez mais ao jardim de Amália Rodrigues para mais 2 sessões num final de tarde, que une Cabo Verde e Portugal no mesmo espaço através da música, com um concerto acústico.

Uma homenagem e celebração únicas ao ar livre no jardim da casa onde a eterna Rainha do Fado viveu durante quarenta e quatro anos.

A voz castiça de Célia Leiria e a voz doce de Cremilda Medina unidas no respeito e admiração mútuos entre a cultura cabo-verdiana e a cultura portuguesa. 

As intérpretes:

Célia Leiria
Natural de Santarém, Célia Leiria nasceu numa família ribatejana de tradição fadista e com uma forte aptidão para as Artes. A sua paixão pela música e pelo canto despertou na infância, tendo começado a cantar fado com apenas 14 anos. Foi nestes primeiros anos que fortaleceu laços de amizade e aprendizagem com grandes nomes do fado que a incentivaram na arte da tradição fadista. Em 2001, foi convidada por Carlos Zel nas “Quartas de Fado” no Casino Estoril, ponto de partida para uma carreira que a levou a cantar nas melhores salas do nosso país e no estrangeiro. Célia Leiria canta, habitualmente, em diversas casas de fado de prestígio em Lisboa. Em 2011, lançou o seu álbum “Caminhos de Fado”.

Cremilda Medina
Nasceu e cresceu no Mindelo, ilha de São Vicente em Cabo Verde, e desde criança que a música faz parte da sua vida.
A morna, rainha dos estilos musicais de Cabo Verde, é a sua estrela guia. Tendo a cantora Cesária Évora como uma das suas principais referências, empenha-se numa carreira musical assente na tradição e valorização dos estilos tradicionais caboverdianos.
Em 2017, editou o seu primeiro disco “Folclore”, onde explora os ritmos tradicionais, em especial a morna e a coladeira, aventurando-se também no fado.
Em 2018, aquando da candidatura da morna a Património Cultural Imaterial da Humanidade, editou o single “Nôs Morna”, em dueto com Tito Paris, como forma de apoio à candidatura.
Reconhecida nacional e internacionalmente, Cremilda Medina empenhasse também na valorização e divulgação da morna, estilo musical que melhor retrata a essência do povo de Cabo Verde.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
110,538,749