"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Formação

Museu do Oriente promove workshop de Aguarela

A água, os brancos do papel, a cor, a luz, o contraste e o desfoque: os fundamentos da pintura em aguarela para explorar em duas sessões de exercícios práticos.

1 Out a 8 Out 2022

Museu do Oriente
Avenida Brasília | Doca de Alcântara (Norte), 1350-352 Lisboa


Sendo uma técnica bastante volátil, a aguarela torna-se difícil de trabalhar, com resultados potencialmente frustrantes e desanimadores. Neste workshop propomos voltar às bases e desvendar o segredo para se pintar a aguarela, incluindo a importância de elementos como a água, o branco do papel, o contraste e o desfoque. Após um enquadramento histórico da aguarela, apresentaremos os materiais necessários e faremos uma breve introdução à cor, acompanhada de pequenas demonstrações.

A aguarela tem regras e temos que pensar antes de pintar. Os participantes irão fazer exercícios de:

COR | Começar por pintar o diagrama das cores; Cores primárias, secundárias e complementares.
ÁGUA | Exercícios de controle de água com aplicação dessas cores; Exercício de desfoque
LUZ | Exercícios claro (escuro contraste), pintar a seco, brancos do papel

Os participantes irão pintar imagem/ imagens à escolha, pintando o mais possível para aproveitar ao máximo a experiência. Chegar ao final do workshop com muitas aguarelas feitas será motivo de orgulho, conquista e bastante motivador.

Em caso de desistência:
Haverá lugar ao reembolso do valor total da inscrição quando a desistência for comunicada até 8 dias úteis antes da atividade. Depois dessa data, o reembolso só poderá ser considerado se o lugar for preenchido ou em situações de doença, acidente, ou outros imponderáveis de força maior, devidamente comprovados.

Caso a atividade não se realize por falta de participantes, ou por outro motivo, o valor da inscrição será devolvido na sua totalidade.

Para mais informações contactar cursos.conferencias@foriente.pt

Pedro Salvador Mendes é um ilustrador, com formação em desenho, pintura e comunicação visual. É membro do Grupo de amigos da Gorongosa, (GAG) Moçambique, e do Grupo do Risco. É o autor de Sabu – o Tigre pintor, que escreveu e ilustrou bem como o lince Lineu. Já foi convidado a pintar na Polónia e Luxemburgo e a participar numa exposição de aguarelas em Roma. A sua maior ambição é poder dar forma e ilustrar grandes ideias, de preferência ligadas à natureza e à educação ambiental.

DATAS Sábados | 1 e 8 outubro
HORAS 10.00 às 17.00
PARTICIPANTES Mín. 6, máx. 10
PREÇO €130 [inclui materiais]
COMPRAR

Entidade promotora
Fundação Oriente +
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
91,373,853