"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Música

SENZA E Orquestra Geração de Coimbra apresentam "Olá Mundo, daqui Coimbra"

Inserido no Festival Correntes de um só rio, o concerto é o resultado de um projeto  que procura a ilustração musical dos valores únicos do património e identidade musical de Coimbra, juntando-lhes o exotismo das inspirações sonoras do Mundo.

3 Out 2022  |  19h00

Convento de S. Francisco
Avenida da Guarda Inglesa, n.º1A, 3040-193 Santa Clara, Coimbra

Encabeçado por Nuno Caldeira e Catarina Duarte, músicos do grupo SENZA, e pela Orquestra Geração de Coimbra, este é um projeto que junta sonoridades, viajantes, músicos por profissão e jovens aprendizes de música, numa altura em que, face ao distanciamento trazido pela realidade dos últimos dois anos, é necessário restaurar a noção de comunidade e o valor da interação humana. O preço dos bilhetes varia entre os 3 e os 5 euros e podem ser adquiridos nas plataformas habituais.

Recorde-se que os SENZA acabam de lançar o terceiro álbum "Próxima Paragem". A dupla, que tem protagonizado espetáculos por todo o mundo, não prescinde da identidade lusófona e mantém os cruzamentos étnicos que vêm conquistando diferentes públicos, mas agora na sonoridade dos Senza há mais rap e novos elementos eletrónicos, o que resulta numa experiência musical de maior modernidade e sofisticação. Parcialmente produzido durante a pandemia, o disco “Próxima Paragem” confirma a maturidade artística de Catarina Duarte e Nuno Caldeira, insiste na mensagem com conteúdo e reflete sobre temas da agenda mundial como a instrumentalização dos média, a identidade de género e a influência da cor da pele na progressão social. Depois do tema “Sozinha no Mundo”, com a participação especial de Carlão, o segundo single do disco é “Bailarina do Soweto”, composto a partir do contacto dos músicos com a realidade do bairro sul-africano onde viveu o líder anti-apartheid Nelson Mandela (1918-2013). 

“Próxima Paragem” é o novo disco dos Senza, com nove faixas que Catarina Duarte e Nuno Caldeira começaram a criar no período de confinamento pandémico e acabaram de produzir já no espírito de recuperação de 2022. O disco, disponível também nas lojas físicas, está envolto numa capa de tons quentes em que a lista de novas canções tanto reflete um conteúdo amadurecido pela introspeção proporcionada pelo isolamento social – é o que acontece em “Sozinha no Mundo” e “Som Misturado” – como expressa a celebração vibrante da liberdade recuperada – manifestada em “Cor” e “Alma a Céu Aberto”.

Sendo o terceiro disco dos Senza, o álbum antecipa no respetivo título a nova etapa que preconiza para a carreira da dupla: em sentido figurado, “Próxima Paragem” é o rumo musical a seguir, que Nuno Caldeira diz agora “mais arrojado e contemporâneo”; em sentido literal, é cada destino geográfico de uma agenda de concertos que, como realça Catarina Duarte, está apostada em “acabar com a má memória dos cancelamentos impostos pela covid” e, até final do ano, inclui passagem por diversas cidades portuguesas e também por palcos na Índia.
Agenda
Ver mais eventos
Visitas
91,314,502