"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Cinema e Vídeo

Casa das Artes de Famalicão revisita obra da cineasta Catarina Mourão

No âmbito do Close-up – o 7º episódio do Observatório de Cinema de Famalicão –, que decorre, entre 15 e 22 de outubro, na Casa das Artes de Famalicão, a fantasia lusitana das sessões comentadas irá percorrer a obra integral de Catarina Mourão e os 25 anos de curtas e longas metragens.

15 Out a 22 Out 2022

Casa das Artes de Famalicão
Avenida Carlos Bacelar, Parque de Sinçães


Da cineasta portuguesa e fundadora da Associação pelo Documentário (Apordoc) – que foi considera pela UNESCO como a principal associação de produção de cinema documental em Portugal – serão exibidas e comentadas – por várias personalidades ligadas ao mundo do cinema e até pela própria autora – histórias de intimidade e de família – tema que caracteriza a edição deste ano da iniciativa.

A 16 de outubro, pelas 18h30, na Casa das Artes de Famalicão, o Close-up apresenta o programa ideal para um final de tarde de domingo: a rodagem do documentário “Ana e Maurizio” – obra que revela uma jornada de autodescoberta, pelos caminhos da odisseia e da memória, de uma linhagem e de uma família ao longo de séculos pela Ásia. A obra, de Catarina Mourão, será comentada por Luís Mendonça, crítico e programador da cinemateca portuguesa. Já “A minha aldeia já não mora aqui” – obra realizada pela cineasta portuguesa que descreve, em flashback, a estranha história da aldeia da Luz – irá ser exibida a 20 de outubro, às 21h45, momento que contará com a presença de Catarina Mourão e de Fernando José Pereira, artista e professor universitário. Depois da sessão comentada, será exibido, ainda, o documentário “Fora de Água”.

A 22 de outubro, às 18h00, Catarina Mourão volta a abrilhantar o Close-up, desta vez acompanhada pelo professor universitário Nélson Araújo, para, juntos, comentarem o filme “A Dama de Chandor” – também da autoria da cineasta. A obra retrata a história de Aida, a Dama de Chandor, e do seu esforço diário para preservar, a todo o custo, a casa onde vive, símbolo visível e palpável da sua identidade, que ela sente ameaçada. Refira-se, ainda, que esta sessão terá como complemento a exibição da curta-metragem “Mãe e Filha”, um diálogo surpreendente precisamente entre uma mãe e uma filha, numa sessão de mediação para tentar resolver um conflito familiar.

Documentários de Catarina Mourão chegam às escolas do concelho

Com o objetivo de manter o compromisso – já estabelecido nas edições anteriores do Close-up – com a comunidade escolar – e paralelamente a outras iniciativas como oficinas, animações e ficções, que irão ser levadas às escolas do concelho –, também os documentários de Catarina Mourão vão ser apresentados a alunos de diferentes graus de ensino. A 19 de outubro, às 10h00, o filme “Desassossego”, que leva a uma viagem através do "processo de mudança de casa", seguindo três personagens diferentes, em diferentes etapas deste processo, irá ser exibido na Escola Secundária D. Sancho I. O momento conta com a presença do crítico e programador de cinema Ricardo Vieira Lisboa.

Catarina Mourão volta a marcar presença na Escola Profissional do Instituto Nun'Alvares para contactar, de forma direta, com alunos das áreas do audiovisual e multimédia, estudantes que terão a oportunidade única de participar na masterclass dinamizada pela cineasta e que poderão assistir, ainda, ao documentário “Pelas Sombras”, obra que espelha o dia a dia de Lourdes Castro – uma das maiores artistas portuguesas da segunda metade do século XX e do início do século XXI – no seu espaço e na sua quietude, a tratar das plantas, a revisitar os seus álbuns de família, os livros de artista.

Destaque-se, ainda, que, no primeiro semestre de 2023 – nas réplicas do episódio 7 do Close-up –, serão exibidos: “Malmequer, Bem Me Quer o Diário de uma Encomenda” (2005), “À Flor da Pele” (2006), “A Toca do Lobo” (2015) e “O Mar Enrola na Areia” (2019), obras da cineasta Catarina Mourão. O Close-up decorre, de 15 a 22 de outubro, na Casa das Artes de Famalicão e conta com o apoio do Município de Vila Nova de Famalicão. Os bilhetes estão disponíveis nos locais habituais, com valores entre os dois e os seis euros. Mais informações disponíveis em www.closeup.pt e www.casadasartes.org.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a peça "ANTIGONICK"

Em parceria com o CENDREV - Centro Dramático de Évora, oferecemos convites duplos para a peça de Anne Carson, pelo Teatro da Rainha.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,400,749