"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Conferências

"Entre Pedras, Textos e Imagens: Memórias de um Velho Engenho"

Decorrerá na próxima terça-feira, dia 11 de outubro, às 11 horas (hora de Lisboa), a apresentação do documentário "Entre pedras, textos e imagens: Memórias de um velho engenho", dirigido, produzido e editado pelo Doutor Arq. Silvio Luiz Cordeiro.

11 Out 2022  |  11h00

Universidade Aberta
Rua da Escola Politécnica, 147, Lisboa
Preço
Entrada livre

Esta apresentação inaugura o projeto Patrimónios da Humanidade, promovido pela linha de investigação em Literatura, Humanismo e Cosmopolitismo, que integra o Centro de Estudos Globais da Universidade Aberta.

Situadas na cidade litorânea de Santos e consideradas como um monumento nacional, as ruínas do Engenho São Jorge dos Erasmos estão entre as mais antigas do período colonial do Brasil. O documentário reúne imagens de arquivo e gravações produzidas na Bélgica para revisitar a história deste significativo sítio arqueológico, a partir de um manuscrito redigido em São Vicente no ano de 1548 e destinado ao seu proprietário, um abastado mercador estabelecido em Antuérpia, Erasmus Schetz. Séculos depois, os remanescentes arquitetónicos deste velho engenho testemunham o período histórico da formação de uma sociedade mestiça.

Silvio Luiz Cordeiro constituiu uma trajetória académica transversal ao realizar projetos e estudos, especialmente em ciências humanas, relacionados com atividades de produção cultural e artística. Fotógrafo e documentarista independente desde os anos 1990, dirigiu e produziu diversos documentários sobre arquitetura e urbanismo, património histórico e arqueológico, arte e cultura indígena, entre outros, alguns dos quais premiados no Brasil e no exterior. Arquiteto urbanista pela Faculdade de Arquitectura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU USP) e doutor em arqueologia pelo Museu de Arqueologia e Etnologia da USP (MAE USP), incorpora a produção audiovisual e fotográfica nos seus estudos, projetos culturais e artísticos. Criou a Mostra Audiovisual Internacional em Arqueologia (MAIA), com quatro edições já realizadas. Coordena, com parceiros em Portugal, a série internacional de encontros transdisciplinares Antropocénica.

A apresentação decorrerá na sala de Videoconferências da Universidade Aberta e seguir-se-á à exibição do documentário um debate com o autor. A participação - presencial ou online - é gratuita, mas requer inscrição prévia para o email ceg.estudosglobais@uab.pt.
Agenda
Teatro

Matriarca'74

CAL – Centro de Artes de Lisboa 2 Mai a 5 Mai 2024

Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
91,383,673