Exposições
BOSCH - Tentações Contemporâneas
O tríptico 'As Tentações de Santo Antão', do pintor flamengo Hieronymus Bosch, habitualmente exposto no MNAA, foi cedido, até 12 de março de 2023, para a exposição 'Bosch e un altro Rinascimento', a decorrer no Palazzo Reale de Milão.

18 Nov a 19 Mar 2023
Em sua substituição, o Museu Nacional de Arte Antiga convida a visitar obras dos artistas portugueses Pedro Portugal (entre 18 de novembro e 20 de janeiro) e Pedro Zamith (20 de janeiro – 19 de março). Dois olhares contemporâneos sobre o tema das tentações de Santo António do Deserto e o imaginário que suscitaram no genial pintor flamengo e inspiraram diretamente a obra dos dois artistas que o MNAA convidou a expor na mostra – 'Bosch: Tentações Contemporâneas'.
Um conjunto de obras de Pedro Zamith substituirá a de Pedro Portugal a 21 de janeiro, ficando patente no museu até ao regresso do quadro de Bosch, em março de 2023.
O tríptico Tentações é apresentado pelo seu autor como um exercício bem-humorado de «Explicadismo», um dos movimentos artísticos de que é cofundador. recorrendo a símbolos, signos, à ironia, ao jogo, ao cómico e utilizando imagens de artistas tão díspares como Picasso, Andy Warhol, Kasimir Malevich ou Lucio Fontana, Pedro Portugal constrói uma representação em que Santo Antão é o próprio artista, aquele que cria para lá da moral, da história e do futuro. Nas palavras do pintor, este tipo de representação «implica uma digestão racional e consciente da hiper-cronologia. Toda a arte é presente. Toda a arte é contemporânea».