"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Exposições

Francisco Laranjo. Obras da Coleção de Serralves

Deixou-nos recentemente Francisco Laranjo (Lamego, 1955 – Porto, 2022). Artista representado na Coleção de Serralves, Francisco Laranjo foi uma das mais proeminentes personalidades das ultimas décadas da arte portuguesa e um das mais cúmplices e atentas às atividades de Serralves.

20 Nov a 21 Abr 2023

Fundação de Serralves
Rua D. João de Castro, 210, 4150-417 Porto
Preço
Entrada livre

Professor Catedrático na Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto (de que foi vários anos diretor e Membro do Conselho Científico), Membro da Direção da Associação Comercial do Porto ( Fundador por Natureza de Serralves) e Diretor da revista O Tripeiro. Enquanto Diretor da FBAUP e cidadão empenhado, Francisco Laranjo contribui decisivamente para a construção de pontes com a comunidade académica e artística do Porto, ajudando Serralves a cumprir uma das suas ambições fundamentais: conciliar uma vocação internacional com a permanente atenção ao contexto local.

Enquanto artista, Francisco Laranjo integra a Coleção da Fundação com uma série de trabalhos muito representativos da sua prática, que denota um conhecimento invulgar dos desenvolvimentos artísticos – pictóricos, especialmente – dos últimos 50 anos. Reconhecendo a importância do seu trabalho – erudito, sensível e discreto (exatamente como o seu autor) – e a urgência da sua divulgação, Serralves preparou uma apresentação de algumas das suas obras integradas na sua Coleção, mostrando-as no Átrio do seu Museu. Trata-se de uma série de trabalhos muito representativa da sua prática. A sua produção artística, que se dividia especialmente entre a pintura e o desenho, singulariza-se pela sobreposição de camadas translúcidas de tinta combinando misteriosas transições de claro-escuro com uma utilização livre da linha em obras singulares de pendor abstrato.

A atenção à sua invulgar sensibilidade e o reconhecimento do seu lugar destacado na arte portuguesa são uma homenagem, mais do que justa, ao artista Francisco Laranjo
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para "UMA VIDA NO TEATRO"

Em parceria com o Teatro Aberto, assinalamos o Dia Mundial do Teatro com a oferta de convites duplos para a nova produção, de David Mamet, com encenação de Cleia Almeida. Os convites serão válidos para a sessão de dia 29 de março (sexta-feira) às 21h30. Participe e... boa sorte!

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A MINHA FADA TRAQUINA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia de uma divertida animação sobre o poder da amizade!  As sessões de antestreia terão lugar no dia 30 de março (sábado) às 10h30, nos cinemas Alegro Sintra, Mira Maia e Espaço Guimarães. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
89,926,857